Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 11-06-2012

Estado de saúde de Mubarak é crítico, mas estável
Autoridades podem transferir ex-presidente egípcio para um hospital
Estado de saúde de Mubarak é crítico, mas estável
Foto: r7.com

O estado de saúde do ex-presidente egípcio Hosni Mubarak, de 84 anos, é crítico mas estável, informou nesta segunda-feira (11) à AFP uma fonte do Ministério do Interior.

As autoridades estão estudando a possibilidade de transferir Mubarak da prisão na zona sul do Cairo para a qual foi enviado desde a condenação à prisão perpétua, em 2 de junho, para um hospital da capital.

Segundo uma fonte ministerial que pediu anonimato, Mubarak sofre, desde que chegou à prisão de Tora, de depressão aguda, problemas respiratórios e hipertensão. Ele está na área médica do centro penitenciário.

O ex-presidente egípcio foi condenado à prisão perpétua pela repressão da revolta contra seu regime no início de 2011, que deixou 850 mortos.

Primeiro condenado

Aos 84 anos e após três décadas governando o Egito, Mubarak é o primeiro entre os líderes afetados pela Primavera Árabe a ser julgado em seu país.

Ele foi condenado como cúmplice na morte de 850 opositores de seu regime, durante os primeiros dias de protesto antigoverno, em 2011. Segundo o juiz do caso, Ahmed Refaat, o ex-presidente e seu ex-ministro Habib Adly falharam ao não impedir que as forças de segurança usassem armas letais contra manifestantes desarmados.

Fonte: r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir