Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2012

Escolta de autoridades vai envolver 2.100 batedores na Rio+20
Comboios de chefes de estado s�o ponto sens�vel do esquema de seguran�a. Estimativa � de 260 escoltas, 23 delas consideradas de alto risco.
Escolta de autoridades vai envolver 2.100 batedores na Rio+20
Soldados j� patrulham o Aterro do Flamengo para a Rio+20

A escolta das autoridades que participar�o da Rio+20 � o ponto mais sens�vel do esquema de seguran�a montado para o evento, segundo o delegado federal Victor Cesar Carvalho dos Santos, coordenador regional de seguran�a da confer�ncia. Ele informou que 2.100 batedores, de diversas for�as policiais, ser�o mobilizados para fazer parte dos comboios.

Est�o previstos 260 comboios at� o fim do encontro. O primeiro ocorreu na manh� desta segunda-feira (11), para acompanhar a princesa da Tail�ndia.

H� tr�s classifica��es para as escoltas de autoridades: de alto, m�dio e baixo riscos. A estimativa � de que 23 comboios sejam de risco m�ximo.

N�mero de efetivo pode ser maior
No fim de maio, o Comando Militar do Leste (CML) informou que a seguran�a da Confer�ncia das Na��es Unidas de Desenvolvimento Sustent�vel, nome oficial da Rio+20, seria feita por um total de 15 mil homens, sendo 8 mil somente das For�as Armadas.

Mas esse n�mero deve chegar perto de 20 mil. O c�lculo anterior levava em conta somente 1,4 mil agentes da PF, mas a institui��o deve mobilizar em torno de 3 mil, mais do que o dobro. O mesmo deve acontecer com outras for�as de seguran�a, inclusive as For�as Armadas.

Completam o quadro integrantes da Pol�cia Militar, Guarda Municipal, Pol�cia Rodovi�ria Federal e Corpo de Bombeiros. Os �rg�os mobilizados tamb�m ir�o coordenar e complementar as a��es de seguran�a a cargo da Organiza��o das Na��es Unidas (ONU).

As a��es come�aram no dia 5 de junho, data em que o Departamento de Seguran�a da ONU e as For�as Armadas assumiram o controle do espa�o onde acontecer� a confer�ncia.

Segundo o Comando Militar do Leste, os militares j� se deslocam entre diferentes pontos que incluem a Linha Vermelha, na sa�da da Ilha do Governador, e o entorno do Aeroporto Internacional Tom Jobim.

De acordo com o comando do 1� Distrito Naval, navios e embarca��es tamb�m j� iniciaram a��es ao longo da orla mar�tima.

Identifica��o de poss�veis v�timas
O combate a poss�veis atos de terrorismo e crimes cibern�ticos � o foco das a��es. A coordena��o fica na sede do CML, no Centro do Rio, onde est� sendo articulado todo o esquema de seguran�a para o evento.

No local, foi criado um Centro de Identifica��o de V�timas de Desastre, conhecido como DVI (sigla em ingl�s que significa Disaster Victims Identification). O objetivo � que, em caso de um atentado terrorista, um grupo de peritos identifique v�timas em um prazo mais r�pido poss�vel.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir