Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2012

Namoro na escola pode até ajudar os alunos, dizem especialistas
Proibir não é aconselhável, mas escolas devem estipular regras de comportamento
Namoro na escola pode até ajudar os alunos, dizem especialistas
Foto: r7.com

A escola é o ambiente onde jovens criam os primeiros laços de afeto. Isso inclui, muitas vezes, o namoro, que pode começar na sala de aula. Para a terapeuta especialista em adolescentes, Giovana Del Prette, quando bem administrado, este tipo de envolvimento pode ser até mesmo positivo nos estudos.

Ela afirma, no entanto, que os pais devem estipular horários para o jovem estudar e também para namorar fora da escola.

— A disciplina vem de acordo com o crescimento do estudante. Porém, se houver algum tipo de problema como notas baixas, falta de atenção ou descaso com os estudos, os pais devem fazer um acompanhamento.

O casal Fernanda Bradaschia e André Barbin, alunos do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, afirma que o relacionamento não atrapalha o desempenho na escola. Para André, na verdade, o namoro até ajuda nos estudos.

— A Fernanda é bastante estudiosa, então ela acaba me ajudando bastante. Nós sentamos perto e dividimos anotações. Às vezes, nos ligamos para tirar algum tipo de dúvida.

A estudante da rede pública estadual de São Paulo, Olivia Klein, de 17 anos, namora há um ano com um colega de sala e diz não ter problemas para equilibrar namoro e escola.

— No começo, a gente dava mais importância para outras coisas do que para os estudos efetivamente. Hoje, porém, conseguimos conciliar os deveres com o nosso namoro.

Proibir não é o melhor caminho, afirma a terapeuta. Uma posição aconselhada tanto para a escola quanto para os pais é acompanhar de perto o relacionamento entre alunos do mesmo colégio.

— Afinal, tudo que é proibido, na cabeça dos jovens, é mais gostoso. E é natural que esses tipos de vínculos aconteçam, faz parte do crescimento. Assim como eles fazem amigos quando crianças, os alunos criam relacionamentos amorosos quando são adolescentes.


Regras na escola

Para evitar constrangimento entre os estudantes, a terapeuta recomenda que escolas onde há alunos menores, de ensino fundamental, por exemplo, alguns cuidados como separar os intervalos das turmas sejam tomados.

— Mas também é necessário que os alunos saibam que é necessário encontrar um limite e evitar beijos e abraços perto das crianças.

No colégio Dante Alighieri, o namoro não é proibido, mas há limitações para os casais. A coordenadora educacional da instituição, Silvana Leporace, afirma que os estudantes sempre são orientados sobre as regras da escola.

— Ficar de mão dada, juntos pela escola, é uma coisa muito natural. É muito saudável isso na faixa etária que eles se encontram. Porém, é necessário que haja um limite não só pelos constrangimentos, mas pelo respeito aos outros alunos e ao ambiente escolar.



Fonte: r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir