Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 13-06-2012

Rio+20 vai definir metas para o "mundo inteiro", diz embaixador
Luiz Alberto Figueiredo ser� negociador-chefe do Brasil na c�pula. Segundo ele, pa�ses ricos ter�o de adotar desenvolvimento sustent�vel.
Rio+20 vai definir metas para o
Foto: g1.globo.com

A Confer�ncia das Na��es Unidas para o Desenvolvimento Sustent�vel, a Rio+20, que come�a oficialmente nesta quarta-feira (13), no Rio de Janeiro, vai "definir metas para o mundo inteiro". � o que afirmou o embaixador Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe do Brasil na c�pula, em entrevista ao Bom Dia Brasil.

"Um dos principais resultados que n�s j� podemos prever ser� a ado��o pela Rio+20, pelos chefes de Estado, de objetivos de desenvolvimento sustent�vel", disse. "Haver� uma coisa concreta, que ser� refinada por um processo de negocia��o imediatamente depois da Rio+20. N�s temos que definir metas para o mundo inteiro, n�o s� para os pa�ses pobres, mas para os pa�ses ricos tamb�m, para que todos caminhemos no sentido da sustentabilidade."

O encontro, que ocorre 20 anos depois da Rio 92, deve reunir mais de 130 chefes de Estado em sua fase final, para debater propostas sobre como aliar o desenvolvimento econ�mico � prote��o ao meio ambiente e � inclus�o social.

O embaixador minimizou as aus�ncias de Barack Obama (EUA), David Cameron (Gr�-Bretanha) e Angela Merkel (Alemanha). "� impressionante o n�mero de chefes de Estado que j� confirmaram a sua vinda. N�s vamos ter mais chefes de Estado e de governo que tivemos na Rio 92. � natural que alguns chefes de Estado n�o possam vir por raz�es diferentes, mas seus pa�ses ter�o sempre uma voz muito ativa, porque eles ser�o representados tamb�m em bastante alto n�vel."

Desta quarta (13) at� a sexta (15) ocorrem as �ltimas negocia��es sobre o documento que ser� levado aos chefes de governo. Trata-se da � a "Reuni�o do Comit� Preparat�rio da Rio+20".

Entre os dias 16 e 19, o governo brasileiro organiza mesas de debate sobre temas ligados � sustentabilidade com especialistas na �rea, nos "Di�logos para o Desenvolvimento Sustent�vel". A fase final, chamada de "Segmento de Alto N�vel", com presidentes e l�deres de governos, vai de 20 a 22 de junho.

Nesta quarta, as negocia��es come�am �s 10h e devem continuar at� o in�cio da noite. Na sess�o de abertura, os "co-chairs" (pessoas que ajudam o secret�rio-geral da Rio+20, Sha Zukang, a comandar o encontro) v�o divulgar a agenda das negocia��es e eleger aqueles que v�o coordenar a reda��o dos cap�tulos do documento final.

�s 11h, a presidente Dilma Rousseff inaugura o "Pavilh�o Brasil" no Parque dos Atletas, em frente ao Riocentro. No local, o governo brasileiro vai apresentar iniciativas e projetos ligados � tem�tica ambiental.

Segundo o Comit� Nacional de Organiza��o da Rio+20, ainda na quarta, �s 18h30, haver� uma cerim�nia oficial que deve contar com a presen�a dos ministros Ant�nio Patriota, das Rela��es Exteriores, e Izabella Teixeira, do Meio Ambiente.

Documento final
O texto final deve apresentar propostas para que os pa�ses sejam capazes de desenvolver sua economia sem impactar o meio ambiente e erradicando a pobreza extrema � os pilares da chamada "economia verde".

Organiza��es n�o-governamentais e demais representantes da sociedade civil criticam a falta de acordo entre as na��es e o pr�prio documento, designando-o como "fraco" e "sem metas obrigat�rias".

A falta de obriga��es do documento para os pa�ses foi criticada por especialistas ouvidos pelo G1, j� que a aus�ncia de metas pode ter afastado importantes l�deres como David Cameron, do Reino Unido; Angela Merkel, da Alemanha; e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Para o secret�rio da Rio+20, tais aus�ncias n�o enfraquecer�o o encontro.

Eventos paralelos
Fora do Riocentro, outros eventos e mesas de debates acontecem em diversos locais do Rio de Janeiro. O maior deles � a C�pula dos Povos, organizada por entidades da sociedade civil cr�ticas � agenda oficial da Rio+20.

No Forte de Copacabana, a Exposi��o Humanidade 2012 traz uma mostra gratuita e aberta ao p�blico da diretora e cen�grafa Bia Lessa sobre os temas da Rio+20. O mesmo local recebe mesas de debate e, nos pr�ximos dias, encontros de prefeitos e de empres�rios.

No hotel Windsor Barra, entre os dias 15 e 19, homens de neg�cios de todo o mundo se re�nem no "Forum sobre Sustentabilidade Global" para debater maneiras de impulsionar empresas levando em conta os quesitos de prote��o ambiental.


Soldados cuidam da seguran�a no Riocentro, sede da Rio+20



Humanidade 2012 tem instala��es, semin�rios e oficinas




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir