Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2012

Ataques à Al-Qaeda matam 30 no Iêmen
Ataques ocorreram na província de Chabwa, sudeste do país. Na véspera, Exército reassumiu controle das cidades de Jaar e Zinjibar.
Ataques à Al-Qaeda matam 30 no Iêmen
Militares iemenintas e grupos armados pró-governo.

Pelo menos 30 membros da rede terrorista da Al-Qaeda morreram nesta quarta-feira (13) em dois ataques contra militantes islamitas na província de Chabwa, sudeste do Iêmen.

"Trinta terroristas morreram e dezenas ficaram feridos nos dois ataques", anunciou o general Ahmad al-Maqdishi, secretário de segurança da província.

Uma fonte tribal havia informado a morte de nove pessoas em um ataque executado por um avião sem piloto (drone) americano contra uma residência em Azan, na mesma província, onde estavam reunidos integrantes da Al-Qaeda.

Apenas os Estados Unidos dispõem de aviões sem piloto na região. Nas últimas semanas, os ataques tiveram como alvo a Al-Qaeda na Península Arábica (AQPA), enquanto o Exército iemenita executa uma ofensiva contra o movimento na província de Abyan (sul).

O general Maqdichi afirmou que o segundo ataque teve como alvo "um grupo de terroristas na estrada que liga Azan a Huta".

Segundo fontes militares, os ataques tinham como alvos combatentes da Al-Qaeda reunidos em Azan, um de seus redutos, após a queda na terça-feira de duas cidades da província de Abyan.

Habitantes da região afirmaram que centenas de combatentes da AQPA chegaram a Azan depois que o Exército assumiu o controle das cidades de Jaar e Zinjibar, que estavam sob poder dos "Partidários da Sharia", nome com o qual o grupo opera no sul do Iêmen, há mais de um ano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir