Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2012

Relatório oficial critica gestão de Netanyahu no ataque a frota para Gaza
Um documento oficial israelense publicado nesta quarta-feira critica a gestão do primeiro-ministro Benjamin Nentayahu da interceptação de uma frota de ajuda para Gaza, em 31 de maio de 2010, que terminou com a morte de nove passageiros turcos.
Relatório oficial critica gestão de Netanyahu no ataque a frota para Gaza
Foto: AFP

"Houve descumprimentos significativos no processo de tomada de decisão realizado pelo primeiro-ministro e sob sua responsabilidade, sobre a gestão desta frota", afirma o relatório do controlador de Estado Micha Lindestrauss.

O documento de 153 páginas critica Netanyahu por não ter efetuado amplas consultas antes de iniciar o ataque e por ter se limitado a ouvir os ministros da Defesa e das Relações Exteriores, Ehud Barak e Avigdor Lieberman.

"Ao invés disto, aconteceram reuniões individuais e separadas entre o primeiro-ministro e o ministro da Defesa e entre o primeiro-ministro e o ministro das Relações Exteriores, que não foram transcritas nem resumidas, e não houve nenhuma conversa entre o primeiro-ministro e algum grupo de ministros", destaca o controlador de Estado.

"A única conversa que aconteceu sobre a questão ocorreu no fórum dos sete (principais ministros), pouco antes da chegada da flotilha, uma conversa "ad hoc" sem nenhuma preparação", completa.

O ataque iniciado em águas internacionais por militares israelenses contra o Mavi Marmara, navio de uma frota de ajuda humanitária que tentava romper o bloqueio israelense imposto a Gaza, governada pelo Hamas, e provocou uma grave crise diplomática entre Turquia e Israel.

Fonte: noticias.yahoo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir