Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-06-2012

CPI do Cachoeira vota nesta quinta quebra de sigilos de Perillo e Agnelo
Governadores aceitaram abrir dados fiscais, banc�rios e telef�nicos. Perillo, que havia recusado quebra, seguiu disposi��o de Agnelo na CPI.
CPI do Cachoeira vota nesta quinta quebra de sigilos de Perillo e Agnelo
Agnelo Queiroz (esq.) e Marconi Perillo (dir.)

A CPI que investiga as rela��es do bicheiro Carlinhos Cachoeira com pol�ticos e empres�rios colocar� em vota��o nesta quinta-feira (14) pedidos de quebra dos sigilos banc�rio, fiscal e telef�nico dos governadores de Goi�s, Marconi Perillo (PSDB), e do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT).

Os requerimentos ganharam for�a ap�s Agnelo concordar com abertura de seus dados, durante depoimento na CPI nesta quarta (13). Ele chegou a assinar documento apresentado pela oposi��o se comprometendo com a quebra de sigilo dos �ltimos cinco anos.

A disposi��o do governador do DF foi ent�o seguida por Perillo, que, em depoimento no dia anterior, havia declinado de pedido semelhante.

Na CPI, Perillo e Agnelo negaram rela��o pr�xima ou influ�ncia do grupo do bicheiro Carlinhos Cachoeira sobre os respectivos governos.

Nesta quarta, a Procuradoria-Geral da Rep�blica pediu a abertura de inqu�rito contra os dois no Superior Tribunal de Justi�a (STJ), com base nas investiga��es da Opera��o Monte Carlo, que levou � pris�o de Cachoeira, acusado de corrup��o e explora��o de jogos ilegais.

Tumulto
O an�ncio de Agnelo em colocar os dados � disposi��o gerou pequeno tumulto nesta quarta na CPI. O l�der do DEM na C�mara, Onyx Lorenzoni (RS), disse que o governador podia faltar com sua palavra. "Quem me garante que amanh� ser� quebrado?", provocou.

Gritando, o deputado C�ndido Vaccarezza (PT-SP) reagiu: "N�s garantimos. N�s vamos votar". O governador tamb�m retrucou: "Minha palavra vale. O procedimento normal � a Mesa que d�. [...] A autoriza��o que eu fiz verbalmente eu posso fazer por escrito".

O an�ncio levou Perillo, no meio da tarde, a convocar uma entrevista coletiva em Goi�nia para tamb�m colocar seus dados � disposi��o. "Se o governador Agnelo, que foi l� [na CPI] na mesma condi��o que eu, tomou essa decis�o, por que eu n�o tomaria?", afirmou.

Na ter�a (12), o relator da CPI, Odair Cunha (PT-MG), chegou a perguntar se Perillo aceitaria abrir m�o do sigilo telef�nico. Perillo respondeu que n�o tinha raz�es para isso e caberia ao STJ ou � pr�pria CPI decidir. No momento, parlamentares de PSDB e DEM protestaram, argumentando que ele era testemunha, e n�o investigado.

Pagot
Al�m dos pedidos sobre a quebra de sigilos, a CPI pode votar tamb�m a convoca��o do ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antonio Pagot, que foi demitido no ano passado por suspeitas de irregularidades no �rg�o.

H� cerca de um m�s, Pagot revelou que o grupo de Cachoeira pressionou por sua demiss�o. O bicheiro � apontado pela PF como "s�cio oculto" e lobista da construtura Delta, uma das maiores construtoras que atuam no Dnit. H� duas semanas, Pagot denunciou �s revistas "�poca" e "Isto�" ter recebido pedidos do PT e do PSDB para captar doa��es eleitorais n�o declaradas junto a empreiteiras.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir