Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-06-2012

Rússia nega negociação com o Ocidente para substituir Assad
O ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, negou nesta sexta-feira que seu país esteja falando com o Ocidente sobre a sucessão de Bashar al-Assad na Síria, como afirmou horas antes o chanceler francês Laurent Fabius.
Rússia nega negociação com o Ocidente para substituir Assad
O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov

"Negociações deste tipo não estão sendo realizadas e não podem ocorrer. Isto está em contradição total com nossa posição", afirmou o chefe da diplomacia russa em uma coletiva de imprensa.

Horas antes, o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius, revelou a existência de negociações com a Rússia, aliada da Síria, para preparar a era posterior ao presidente Bashar al-Assad.

"Os próprios russos não têm muito apreço hoje a Bashar al-Assad. Veem que é um tirano e um assassino (...). Mas são sensíveis, caso seja derrubado, à questão de quem o sucederá. As negociações tratam disso", disse Fabius à rádio France Inter.

Até agora, Rússia e China se opuseram no Conselho de Segurança a qualquer ação do conjunto da comunidade internacional contra o regime sírio.

Helicópteros
A Rússia também negou que tenha entregado helicópteros de combate à Síria, dizendo só ter reparado aeronaves que foram fornecidas anteriormente, reagindo às inquietações demonstradas pelos Estados Unidos.

"Não há nenhuma nova entrega de helicópteros de ataque russos à Síria", declarou o ministério das Relações Exteriores em um comunicado, acrescentando que, anteriormente, Moscou havia "realizado reparos habituais de aeronaves fornecidas à Síria há anos".

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir