Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 15-06-2012

RELIGIíO, POLÍTICA E FUTEBOL
“O futebol é a coisa mais importante dentre as menos importantes”, Milton Neves
RELIGIíO, POLÍTICA E FUTEBOL

Vai encarar? Creio que não! Diz o ditado popular que religião, política e futebol não se discutem. Eu acho isso uma besteira porque sou católico, socialista e tricolor com muito orgulho. Quem quiser que compre a "briga". Vendo baratinho. Preço de chuchu.

Como não discutir religião? Podem os sociólogos me desmentir se disser que a crença em determinada denominação é um fenômeno digno de estudo quantitativo e qualitativo? Se os protestantes crescem, por outro lado, a Renovação Carismática, contra-ataca como a reforma e contra-reforma. É história! E estamos vivendo isso neste momento. Não há como ignorar o fenômeno e o trânsito religioso (aqueles que vão de igreja em igreja a procura de algo que não vão encontrar nunca. A não ser que sosseguem o facho).

Sobre a política, nem preciso dizer muito. Basta lerem os analistas mais conceituados como Wagner, Ilauro ou Leandro. O que eu posso fazer é o seguinte: o preço da vaca, quer dizer, do voto, vai ser R$ 120,00 (cento e vinte). Mentira! Isso não é verdade. Ninguém paga boca de urna em Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso, Marataízes, Muqui, Castelo, Alegre... Presidente Kennedy... Presidente Kennedy... Presidente Kennedy. Óh Presidente Kennedy! Não sei se é para rir ou para chorar. Já esgotei minhas lágrimas. Agora eu quero gritar. Merda!

Só o futebol "me alivia a alma e me acalma quando é preciso", já dizia Zé Geraldo. Campeão carioca de 2012. O Fluminense é, sem dúvida, o melhor do mundo. Perguntem ao vereador David Loss, ao funcionário público Valério Depollo, ao Alexandre Maitan, ao meu avô, meu cunhado e meus tios Waguim, Walter, e Antônio da Caixa. Se eu esqueci de alguém é só ir a um jogo do Fluminense no bar do Cascão no Baiminas e perguntar qualquer um por lá: quem é o melhor entre os times do mundo? Unanimidade! Meus caríssimos. Eles vão confirmar o que estou dizendo. Testemunhas sem qualquer suspeita.

Se ainda duvidarem pode recorrer as crônicas de Nelson Rodrigues, aos comentários de Chico Buarque, Jô Soares, Artur Moreira Lima, dentre outros...

Pois bem. Opiniões e brincadeiras à parte, já está mais do que na hora de derrubarmos velhos hábitos e deixarmos as discussões acontecerem naturalmente. Quem é que não crê em algum poder superior. Até o ateu crê. Torcedor no país do futebol é o que não falta. Partidários de A ou B então... Eleição não é brincadeira. Quem diz que religião, política e futebol não se discutem ou não têm argumento ou são covardes. Está na hora de acabar com esse ditado bobo e feio!

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir