Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 15-06-2012

ES prevê vacinar 230 mil crianças em campanha contra pólio
Campanha Nacional de Vacinação começa neste sábado (16). No estado, 2,4 mil postos estão participando da campanha de imunização.
ES prevê vacinar 230 mil crianças em campanha contra pólio
Campanha de vacinação começa neste sábado (16)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Pólio começa neste sábado (16), com a realização do "Dia D" em todos os 78 municípios capixabas. Neste dia, os pais ou responsáveis devem levar os menores de cinco anos de idade para receber a dose. Até o dia 06 de julho, quando a campanha termina, a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é que, pelo menos, 237.470 crianças sejam imunizadas.

Em todo estado, cerca de 2,4 mil postos estão participando da campanha de imunização. De acordo com a Sesa, todos as unidades estão preparadas para o "Dia D" e 327 mil doses da vacina foram distribuídos para os municípios capixabas. A secretaria ainda ressalta a poliomielite foi erradicada no Brasil, mas a doença ainda existe em muitas partes do mundo. Por isso, mesmo que a criança já tenha sido imunizada, ela deve receber a dose novamente.

Contraindicação
A imunização deve ser evitada em crianças com infecções agudas, febre acima de 38º C, diarreia, vômito e hipersensibilidade conhecida a algum componente da vacina, como estreptomicina ou eritromicina.

Quem é imunologicamente deficiente ou já apresentou alguma reação anormal também deve evitá-la. A vacina contra a poliomielite também não deve ser administrada em crianças submetidas a tratamento com corticosteroide, antimetabólicos, radiação ou a qualquer terapia imunossupressora



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir