Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-06-2012

Marcha das Vadias protesta contra mortes violentas em Alagoas
Cerca de mil pessoas se reuniram na orla de Macei� no in�cio da tarde deste domingo para a Marcha das Vadias.
Marcha das Vadias protesta contra mortes violentas em Alagoas
Foto: terra.com.br

Uma caminhada que nasceu no Canad� em protesto contra a ideia de que as mulheres s�o v�timas de estupro por causa da maneira como se vestem. A manifesta��o, que priorizou quest�es ligadas � viol�ncia, acontece dias antes ao lan�amento, em Alagoas, do Plano Nacional de Seguran�a P�blica. O Estado - o mais violento do Brasil, segundo o Minist�rio da Justi�a - ser� o primeiro a receber as a��es do Governo Federal, no dia 26 de junho.

Homens e mulheres gritavam palavras de ordem contr�rias � homofobia e lesbofobia. "Beijo homem e beijo mulher, beijo quem quiser" era um dos refr�es. O desfile buscou chamar a aten��o contra a viol�ncia, a morte de mulheres, homens, crian�as e de gays em Alagoas. De acordo com o movimento, a cada cinco minutos uma mulher � agredida no Brasil.

O protesto reivindicou a amplia��o da delegacia para crimes contra as mulheres. Apenas dois munic�pios - dos 102 em Alagoas - t�m delegacias para atender as mulheres, e elas n�o funcionam em hor�rio integral. Segundo relat�rio do Conselho Nacional do Minist�rio P�blico divulgado na semana passada, Alagoas � o Estado brasileiro com menor n�mero de delegacias. Al�m disso, 15% delas foram interditadas pela Justi�a por riscos de cair.

Alguns casos foram lembrados durante a manifesta��o, como o de um morador de rua assassinado a pedradas e pauladas na praia de Ponta Verde, �rea nobre da capital, na semana passada.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir