Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-06-2012

Turquia: combates entre Exército e guerrilha curda matam ao menos 18
Pelo menos oito soldados turcos e dez guerrilheiros do ilegal Partido de Trabalhadores do Curdistão (PKK) morreram nesta terça-feira em combates na província de Hakkari, no extremo sudeste da Turquia, confirmaram as autoridades.
Turquia: combates entre Exército e guerrilha curda matam ao menos 18
Foto: noticias.yahoo.com

Os guerrilheiros se infiltraram durante a madrugada desde o vizinho Iraque no município fronteiriço de Daglica e atacaram os uniformizados turcos em três diferentes pontos, informa a edição digital do diário turco Hürriyet,

O governador de Hakkari, Orhan Alimoglu, confirmou hoje o número de oito mortos e 16 feridos no lado do Exército, além dos dez "terroristas" abatidos, informa o rotativo turco, antes de acrescentar que os combates seguem ativos na zona.

O chefe do Estado-Maior da Turquia, Necdet Özel, se transferiu à zona para dirigir os combates, informa a rede de televisão CNNTürk. Os montes de Daglica, com picos de até 3 mil m de altura, foram cenário de graves combates nos anos 2007 e 2010, e a província de Hakkari, povoada quase integralmente por curdos, está entre as mais afetadas pela luta entre o PKK e as forças de segurança do Estado turco.

O PKK pegou em armas em 1984 para lutar pela autodeterminação dos aproximadamente 12 milhões de curdos na Turquia e, desde então, mais de 45 mil pessoas morreram nesta guerra não declarada.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir