Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-06-2012

Volume de água nas Cataratas do Iguaçu, no PR, triplica em dois dias
No início da manhã o volume era de 6.230 milhões de litros por segundo. Passeios do lado argentino foram suspensos.
Volume de água nas Cataratas do Iguaçu, no PR, triplica em dois dias
Volume está três vezes acima do normal na manhã desta terça

A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, triplicou em apenas 24 horas por causa da chuva, segundo a administração do Parque Nacional do Iguaçu. O volume por volta das 6h desta terça-feira (19) era de 6.230 milhões de litros por segundo, sendo que o normal é 1,5 milhão de litros por segundo.

Devido a grande quantidade de água, a administração suspendeu os passeis no Garganta del Diablo, feitos na passarela superior e do lado argentino, que leva até a maior queda das cataratas. A previsão é para que os passeios normalizem após as 12h.

O lado brasileiro está sendo monitorado e até as 9h40 todos os passeios estavam abertos.

Chuva deve continuar
De acordo com o Sistema Tecnológico Simepar, choveu 97 milímetros na região de Foz do Iguaçu entre o domingo (17) e a segunda-feira (18). O índice representa pelo menos um terço da média histórica esperada para todo o mês de junho.

Segundo o meteorologista Samuel Braun a chuva parou na região oeste desde a madrugada desta terça mas deve voltar a partir do período da tarde. A quarta-feira (20) será chuvosa na maioria das regiões e somente a partir de sexta-feira (22), a sol volta a predominar no estado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir