Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-06-2012

Poluição de cozinhas com fogão a gás é três vezes superior a de grandes cidades
Ar respirado dentro de casa pode ter níveis de dióxido de azoto superiores ao recomendado para ambientes externos
Poluição de cozinhas com fogão a gás é três vezes superior a de grandes cidades
Foto: isaude.net

Pesquisadores da University of Sheffield, no Reino Unido, mediram a qualidade do ar dentro e fora de três edifícios residenciais que possuíam fogões a gás e fogões elétricos. Eles descobriram que os níveis de dióxido de azoto (NO2) em uma cozinha com fogão a gás de um apartamento localizado no Centro de uma cidade grande eram três vezes superiores às concentrações medidas fora da propriedade e bem acima dos recomendados no UK Indoor Air Quality Guidance da Indoor Air Quality UK - Guia da Qualidade do Ar em Ambientes Internos do Reino Unido - em tradução livre.

O estudo comparou uma casa rural com dois apartamentos, um no centro de Sheffield e outro localizado próximo à uma estrada movimentada. A casa rural tinha um fogão elétrico, enquanto os dois apartamentos utilizavam aparelhos a gás. As amostras foram tomadas no exterior e no interior das propriedades, a partir de cada cozinha, ao longo de um período de quatro semanas.

A equipe de pesquisa centraram os estudos em poluentes conhecidos por ter um impacto prejudicial à saúde, particularmente em idosos e pessoas com problemas respiratórios ou cardiovasculares: monóxido de carbono (CO), dióxido de azoto (NO2), compostos orgânicos voláteis (VOCs) e pequenas partículas sólidas suficiente para penetrar nos pulmões (2,5 mícrons de tamanho ou menores, conhecidas como PM2.5)

As concentrações médias de partículas encontradas pelos pesquisadores em ambos os apartamentos com fogões a gás foram superiores aos níveis estabelecidos pelo Governo britânico para os ambientes externos da cidade de Londres. Atualmente não existem diretrizes definidas para níveis seguros de partículas em residências.

"As preocupações sobre a qualidade do ar tendem a se concentrar no que nós respiramos no exterior, mas como passamos a maior parte de nosso tempo dentro de casa, precisamos entender mais sobre a poluição do ar em nossas casas. Existem poucas pesquisas sobre as taxas de emissão de diferentes aparelhos, ou normas aceitáveis para poluentes internos", conclui o líder da pesquisa, Vida Sharifi.

Fonte: isaude.net
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir