Categoria Social  Noticia Atualizada em 20-06-2012

Projeto da nova praça, em Conceição da Barra, fica pronto
O setor de Arquitetura e Urbanismo da Prefeitura concluiu o projeto de revitalização da Praça Prefeito José Luiz da Costa, em Conceição da Barra, no Norte do Estado
Projeto da nova praça, em Conceição da Barra, fica pronto
Foto: Asseddoria de Comunicação

O conceito do projeto visa repensar a utilidade da praça sem que ela perca sua identidade bucólica, mantendo-a integrada, tanto em relação ao moderno prédio da Prefeitura quanto à histórica Igreja. Outro aspecto predominante na elaboração do projeto é a preservação das árvores, palmeiras e oitis que já fazem parte do cenário.

Com a incorporação da Praça da Maria Fumaça, das ruas laterais e frontal à Igreja a área total de utilização da praça será de 1.500 metros quadrados. Para garantir um melhor aproveitamento do espaço, o piso será todo aplicado no mesmo nivelamento, incluindo as ruas laterais.

A retirada do piso antigo visa sua substituição por bloquetes decorativos, iguais aos que foram utilizados no calçadão da orla. O tráfego de veículos nas ruas incorporadas à praça será permitido apenas para o acesso às residências da área. O calçamento em frente à Igreja será mantido como se encontra.

A Praça da Maria Fumaça será convertida num espaço gastronômico, artístico e cultural. Lá serão instalados boxes específicos para a gastronomia e a comercialização da produção artesanal do município. Além disso, o espaço também vai comportar um palco para a realização de eventos e apresentações culturais, beneficiando a divulgação de tradições barrenses como a Bandinha e os grupos folclóricos.

As áreas de vivência serão ampliadas com a instalação de novos bancos, canteiros e pergolados. Já a acessibilidade será garantida através de rampas espalhadas por pontos estratégicos.

A revitalização da praça vai possibilitar ainda a sua integração com a Passarela Lealdina e Altair Profeta, antiga Calçada da Cultura, e com o Novo Cais – outro projeto de reurbanização que também está sendo finalizado pelo setor de Arquitetura e Urbanismo do Município. Confira no anexo imagens da nova praça em três dimensões.






Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir