Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-06-2012

Conservador Samaras é nomeado primeiro-ministro da Grécia
O conservador Antonis Samaras, líder do partido Nova Democracia, foi designado nesta quarta-feira como primeiro-ministro para formar um novo governo na Grécia, anunciou a presidência grega.
Conservador Samaras é nomeado primeiro-ministro da Grécia
Foto: AFP

"Ordeno-lhe formar um governo e lhe desejo boa sorte, pois os problemas são numerosos e difíceis", declarou o presidente grego, Carolos Papulias, depois de Samaras ter lhe informado que havia obtido apoio parlamentar dos partidos Pasok (socialista) e Dimar (esquerda democrática).

Samaras, 61 anos, dirige o Nova Democracia (NE), que venceu as eleições legislativas de domingo passado sem obter a maioria absoluta e na segunda-feira começou a rodada de negociações para formar um novo governo.

"Tenho a maioria parlamentar necessária para formar um governo de longa duração para garantir a estabilidade e a esperança" no país, declarou Samaras ao sair da entrevista com Papulias.

Uma hora antes, Evangelos Venizelos, líder do Pasok, havia revelado ao sair de uma reunião com Samaras o acordo político para formar um governo de coalizão, ansiosamente esperado pelos sócios europeus da Grécia.

Venizelos anunciou que o novo governo de coalizão conservador-socialista com apoio da esquerda democrática iria iniciar uma grande batalha na reunião de Bruxelas para suavizar o plano de austeridade.

Fonte: terraa.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir