Categoria Social  Noticia Atualizada em 21-06-2012

2ª Semana de Saúde do Pescador encerra atividades com intensa participação da comunidade
Foi encerrada ontem (20) a 2ª Semana da Saúde do Pescador de Anchieta. O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semapa) e antecipa a programação da tradicional Festa de São Pedro.
2ª Semana de Saúde do Pescador encerra atividades com intensa participação da comunidade
Foto: Assessoria de ComunicaçãoPMA

Pescadores e familiares das comunidades de Parati, Ubú, Porto de Cima, Guanabara, além de moradores de outras localidades, puderem participar de diversas atividades educativas, realizar exames inteiramente grátis e colocar a vacina em dia. Os alunos da rede municipal também participaram da ação e da peça teatral desenvolvida pela Vigilância Ambiental, apresentada durante os dois dias do evento.

Temas como planejamento familiar, câncer de mama, álcool, tabagismo, alimentação saudável, doenças de pele e musculares foram abordados por profissionais, através de palestras. Aferição de pressão arterial, teste de glicose, grupo sanguíneo, avaliação física, práticas de alongamento e agendamento de consultas também foram disponibilizados.

Segundo o Pescador Paulo Henrique Silva Frontino, que participou da ação, a Prefeitura mostrou que se preocupa com a classe e desenvolveu bem as atividades.

De acordo com a coordenadora do projeto, Virgínia Jandes, o evento foi também um grande indicador para a área da Saúde, pois mostrou que as comunidades contempladas pelo projeto estão sendo bem acompanhadas pela Secretaria de Saúde. "A demanda por certos serviços como vacinação foi bem menor, mostrando claramente que não só os pescadores, mas a comunidade, estão sendo devidamente assistidos pelos serviços e programas da saúde", disse.

Para o secretário da pasta, Geovani Bissa, a iniciativa é a única no Brasil, e tem como finalidade orientar e cuidar da saúde desses profissionais que costumam ficar em alto mar por longos dias. "Entendemos que esse público precisa de atenção, por ficarem dias isolados no mar trabalhando. Aproveitamos para também orientá-los, assim como seus familiares", disse.

O município conta com cerca de 800 pescadores, que têm a atividade artesanal como principal fonte de renda familiar. "Isso representa quase 5% da população. Temos a preocupação de direcionar ações para esse público", conta Giovani.

Festa. A Semana da Saúde do Pescador antecipa a tradicional Festa de São Pedro, que acontece de 26 de junho a 01 de julho, na praça de mesmo nome, em Anchieta. Além de quadrilhas, comidas típicas, procissão marítima com barcos, haverá shows musicais. A atração principal ficará por conta do Frei Zeca (28/06) e da dupla sertaneja Teodoro & Sampaio (01/07).









Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir