Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-06-2012

Quantidade de lixo no ES mais que dobra nos últimos 20 anos
Segundo o IBGE, houve aumento de 118% na quantidade de lixo produzido. Catadores auxiliam na separação e reciclagem do material.
Quantidade de lixo no ES mais que dobra nos últimos 20 anos
Foto: g1.globo.com

Cresceu o número de lixo produzido pela população capixaba nos últimos 20 minutos, mas também cresceu o número de resíduos sendo tratados de forma correta, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), além de especialistas. Com a realização da Conferência Rio+20, no Rio de Janeiro, o mundo volta às atenções para a sustentabilidade. Comparado com o ano da última conferência no Rio, a Eco 92, o Espírito Santo produzia 1.300 toneladas de lixo por dia, e hoje este número chegou a mais de 2.800 toneladas, num crescimento de 118%, enquanto a população capixaba cresceu apenas 26%.

Apesar do aumento da quantidade de lixo no estado, o professor especialista em resíduos sólidos, Florindo dos Santos Braga, diz que aumentou também o tratamento do lixo com qualidade. "Nosso estado é bastante privilegiado por ter dois aterros sanitários na Grande Vitória, além de outro em Aracruz. Estes aterros agrupam o lixo produzido em outros municípios. Claro que demais cidades têm uma operação deficiente, mas o sistema tem funcionado, caminhado bem, por isso, o lixo aumentou, mas aumentou mesmo a quantidade de material sendo encaminhado para os locais adequados", explicou o professor.

Há 20 anos, a coleta era feita em 43% das residências capixabas, enquanto hoje já atinge 88% das casas, segundo o IBGE. Em 1992, todo o lixo do estado ia parar em grandes lixões, e, atualmente, dos 78 municípios, 26 mandam os dejetos para aterros sanitários, enquanto as outras 52 destinam para lixões.

Um projeto do Governo do estado pretende destinar até 2014 100% do lixo sólido para os aterros. Segundo o professor, esta ainda não é a maneira ideal, mas não deixa de ser uma forma correta. "Ainda estamos engatinhando, aterrar ainda não é a melhor solução. É uma ação que às vezes joga fora o que poderia ser reaproveitados, temos que fazer com que a população conheça essas unidades e entenda como é difícil tratar o lixo, pegar materiais misturados. O ideal é cada um fazer a separação dos materiais", diz.

Catadores

Para auxiliar em todo o processo de cuidados com o lixo, os materiais deveriam ser separados. Em Vitória, muitas pessoas aproveitam do lixo para ter o pão de cada dia na mesa. A Associação de Catadores de Material Reciclável de Vitória conta com 23 colaboradores que catam e separam os resíduos das ruas da cidade. "Tiramos nosso sustento do lixo, muitas pessoas dependem disso, todo mundo gosta de comprar materiais reciclados, e a gente auxilia nisso", diz a presidente da associação, Maria Aparecida.

O catador José Ângelo diz que cada um faz de tudo para auxiliar com o meio ambiente de Vitória. "A gente faz um pouco de tudo, e o lixo ajuda a gente a vive", conta.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir