Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 22-06-2012

Rio+20 entra no último dia
Expectativa é de que texto redigido por diplomatas seja mantido por líderes. Documento tem sido criticado como pouco ambicioso.
Rio+20 entra no último dia
Foto: gazetanews.com

A Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, entra no seu último dia nesta sexta-feira (22), e a expectativa é de que os líderes subscrevam o documento final da reunião tal qual foi negociado pelos diplomatas entre a última semana e a última terça. "Não haverá anexos e o texto não será reaberto", assegurou o chefe de comunicação da Rio+20, Nikhil Chandavarkar nesta quinta (21). "O papel de forte liderança do Brasil resultou em um documento final em que a agenda de desenvolvimento sustentável pode solidamente construir uma visão e um legado positivo", acrescentou.

Sob liderança brasileira, os diplomatas conseguiram chegar a um texto de consenso entre os países, evitando que ele ficasse aberto para a discussão dos chefes de Estado e de governo que participam do segmento de alto nível da conferência nos três dias finais.

Mas, justamente por atender restrições de países com visões muito diferentes, o texto da Rio+20 tem sido criticado por avançar pouco em ações efetivas: não especifica quais são os objetivos de desenvolvimento sustentável que o mundo deve perseguir, nem quanto deve ser investido para alcançá-los, e muito menos quem coloca a mão no bolso para financiar qualquer ação de sustentabilidade. O que o documento propõe são planos para que esses objetivos sejam definidos num futuro próximo (veja abaixo um quadro com o que foi negociado).

Até o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na quarta (21) comentou que esperava que o documento final da Rio+20 fosse mais ambicioso, mas convocou a imprensa nesta quinta-feira para dizer que o texto já era sim "ambicioso", além de "amplo e prático".

Em discurso no plenário, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou, já à noite, que o documento final da Rio+20 não atende a todas as "ambições" do Brasil, mas representa o melhor acordo possível.

Castro
Um dos discursos que destoou do clima positivo de "aceitação" do texto por parte dos líderes, foi o do presidente cubano Raul Castro, segundo o qual "as negociações falharam" como "reflexo da falta de vontade política e incapacidade dos países desenvolvidos no sentido de agir de acordo com a [sua] responsabilidade histórica".

A reclamação de Castro está em sintonia com as organizações da sociedade civil, que consideram o documento redigido sob liderança do Brasil muito fraco. Apesar disso, mesmo as ONGs não têm expectativa de grandes mudanças na redação final a ser apresentada nesta sexta.

Os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa, também criticaram os países desenvolvidos.

"Capitalismo é uma forma de colonialismo. Mercantilizarmos os recursos naturais e é uma forma de colonialismo do países do sul, que sobre seus ombros carregam a responsabilidade de proteger o meio ambiente, que foi destruído no norte", disse Morales.

Correa criticou o compromisso dos países ricos com a reunião do G20, no México, em contraste com a ausência de seus líderes no Rio. "O grupo dos 20 mais ricos no mundo se reuniu no México e 80% não vieram a esta conferência. Para eles não é importante e continuará sendo pouco importante enquanto não mudar essa relação de poder."

Paraguai
A agitação na quinta (21) na Rio+20 ficou por conta de uma reunião de emergência dos representantes da Unasul (grupo formado por Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) para discutir a situação do presidente paraguaio Fernando Lugo, que teve processo de impeachment aberto pelo Congresso de seus país.

O Senado do Paraguai vai decidir nesta sexta-feira (22) se Fernando Lugo deve perder a presidência. Ele é acusado de ter responsabilidade no sangrento confronto entre policiais e camponeses que matou 17 pessoas na última semana.


Índios dançam próximo ao Riocentro nesta quinta-feira (21)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir