Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2012

Bonecas? Estudo revela que meninas preferem brincar com videogames
Pesquisa brit�nica detectou que gosto das crian�as come�ou a mudar em 1980 ap�s o lan�amento do Game Boy da Nintendo
Bonecas? Estudo revela que meninas preferem brincar com videogames
Foto: noticias.r7.com

Pela primeira vez em cinquenta anos, os jogos eletr�nicos substitu�ram o brinquedo favorito das meninas, a boneca. A descoberta faz parte de um estudo brit�nico que buscou as listas de desejos de 2mil meninos e meninas no per�odo que vai de 1950 a 1990.

A pesquisa desenvolvida pela empresa de energia E.ON encontrou essa mudan�a de gosto das crian�as no in�cio da d�cada de 80. Os meninos tamb�m preferem gadgets modernos e consoles como iPods, Playstations e do Xbox.

A pesquisa, realizada pela empresa de energia E.ON, encontrou essa mudan�a no gosto das crian�as no in�cio na d�cada de 1980, com o Game Boy da Nintendo.

Os brinquedos eletr�nicos saltaram do quinto lugar (nos anos 80) para o primeiro da lista de preferidos das crian�as do s�culo 21. No entanto, os blocos de montar (como Lego) ainda s�o est�o no segundo lugar, com 18% do favoritismo; e as bonecas (como a Barbie) est�o em terceiro, com 16%.

O ativista Adrian Voce, da institui��o Play England que promove a brincadeira na inf�ncia, disse que � improv�vel que as bonecas desapare�am completamente do gosto feminino:

� Bonecas podem j� n�o ser o brinquedo favorito das meninas, mas n�o vou v�-las desaparecer t�o cedo. As crian�as gostam de brincar de uma forma que lhes permita reproduzir o mundo adulto, e bonecas de permitem que elas fa�am isso. Elas desempenham os pap�is de diferentes pessoas presentes na vida real ou fantasiosa das crian�as.

O n�mero de crian�as que possuem brinquedos que funcionam com bateria mais que triplicou no per�odo, indo de 10% a 34%.

Jogos de tabuleiro foram os que mais sofreram, sendo o favorito de crian�as nascidas na d�cada de 50, agradavam apenas 3% dos nascidos na d�cada de 90.Especialistas culpam a falta de tempo para este tipo de jogo, dizendo que � mais f�cil deixar uma crian�a em frente a uma tela do que envolv�-la num jogo de estrat�gia.

Entretanto, Adrian Voce explica que "� importante n�o rotular os gadgets , pois as crian�as precisam aprender a usar dispositivos eletr�nicos em um mundo cada vez mais informatizado. Esses aparelhos desenvolvem a coordena��o motora e visual. Crian�as precisam de objetos que elas possam moldar, reprogramar, construir ou destruir." As informa��es s�o do site Daily Mail.



Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir