Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-06-2012

Secretário americano diz que OEA não pode intervir no Paraguai
O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, José Miguel Insulza, assegurou nesta que o organismo não tem atribuições para intervir no Paraguai, após a crise que terminou com a destituição do então presidente Fernando Lugo.
Secretário americano diz que OEA não pode intervir no Paraguai
Membros da OEA reunidos em assembleia no dia 5 de junho

"Ninguém tem atribuição para intervir", enfatizou Insulza em entrevista à chilena Rádio Infinita, ao referir-se à crise provocada pelo "julgamento político" contra o líder paraguaio, sob a acusação de mau desempenho de suas funções no enfrentamento que custou a vida de seis policiais e 11 camponeses na retomada de uma fazenda em 15 de junho.

"Quando a OEA age, é principalmente para tentar resolver os conflitos pondo às partes de acordo, inclusive no caso de Honduras, que foi um golpe de Estado", explicou Insulza.

"Também é a opinião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), onde ninguém disse que é preciso intervir no Paraguai", disse. O chanceler do Paraguai, José Fernández, reiterou nesta terça-feira que o novo presidente do país, Federico Franco, no cargo desde sexta-feira, permanecerá no poder até 2013, quando termina o atual mandato.

Insulza explicou que o papel da OEA não é dirimir isto. "Não vamos arbitrar o problema. Não será um tribunal a dizer quem tem a razão. O que nós podemos fazer é buscar uma saída construtiva", explicou.

"Há uma crise constitucional no Paraguai, um "encontrão" entre o poder Legislativo e o Executivo", manifestou Insulza, que nesta terça-feira presidirá uma reunião extraordinária do Conselho Permanente.

"Não quero atribuir um adjetivo (a essa questão). Ele (Fernando Lugo) não falou em golpe constitucional, houve uma decisão do Congresso com as maiorias necessárias, mas não foi dada a ele a possibilidade de defender-se", concluiu o secretário-geral da OEA.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir