Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-06-2012

Agentes de Endemias protestam na Câmara de Vereadores
Segundo informações da agente Beatriz Simões Porto Santiago existe um projeto parado na câmara há mais de dois meses
Agentes de Endemias protestam na Câmara de Vereadores
Foto: Adriano Costa Pereira

Marataízes - O agentes de controle de endemias de Marataízes estão reunidos neste momento em frente à Câmara Municipal de Marataízes para protestar contra o que eles chamam de lentidão na execução dos trabalhos no legislativo. Segundo informações da agente Beatriz Simões Porto Santiago que é coordenadora da Vigilância Ambiental Municipal existe um projeto parado na câmara há mais de dois meses solicitando aumento do número de agentes de combate a endemias e o processo não anda.

A coordenadora afirma ainda que existe um processo seletivo de 2011 que tem candidatos classificados para ocuparem as vagas disponíveis. Hoje o município conta com mais de 27 mil imóveis e apenas 17 agentes em campo e para piorar a situação alguns deles se encontram de licença médica.

O Programa Nacional de Combate a Dengue preconiza que cada agente atenda no máximo cerca de 800 a 900 imóveis e na cidade de Marataízes cada agente é obrigado a cuidar de mais de 1500 imóveis.

A coordenadora Beatriz disse que solicitou ao executivo aumento de demanda pessoal desde de 2011 e que a câmara sempre solicitava retificações no projeto, já em março também solicitado o desmembramento de outro projeto de aumento salarial que foi feito, porém desde 29 de maio o projeto está aguardando votação.

A carência de pessoal hoje é de 7 agentes, porém vale lembrar que existem 6 aprovados em concurso seletivo. Marataízes está sofrendo com a grande quantidade de mosquitos e a preocupação maior é com a quantidade de casos já registrados, somente na secretaria de saúde de Marataízes existem mais de 20 casos de dengue confirmados sem contar aqueles casos que não passam por exame ou feitos pela rede particular de saúde.

A vereadora Ida Gazzani informou à reportagem que não há má vontade do legislativo e que o processo seletivo realizado era para preenchimento de apenas uma vaga, não havendo ainda formação de cadastro reserva. Ela sugere a realização de um novo concurso para o devido preenchimento dos cargos.






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir