Categoria Educa�ão  Noticia Atualizada em 26-06-2012

Aluno deve ficar atento antes de fechar contrato de Cursos
Alunos devem ficar atentos antes de fechar contrato de cursos livres
Aluno deve ficar atento antes de fechar contrato de Cursos
http://www.tvdiario.com.br

Aluno deve ficar atento antes de fechar contrato de cursos livres

Quem investe em aulas de inform�tica ou de idiomas normalmente quer ter mais qualifica��es para o mercado de trabalho. Mas quando a escolha da escola � feita aleatoriamente, o aluno acumula mais preju�zos que conhecimentos.

De acordo com a Funda��o de Prote��o e Defesa do Consumidor (Procon) esses tipos de cursos n�o t�m a certifica��o do Minist�rio da Educa��o, por isso s�o chamados de cursos livres.

O �rg�o alerta que por esse motivo as escolas aproveitam que n�o existe qualquer tipo de fiscaliza��o das secretarias e do Minist�rio da Educa��o para enganar os clientes. E tudo come�a na hora de apresentar a escola para os alunos.

Reclama��es

A diarista Orozina Pires da Silva antes de assinar o contrato com uma escola de inform�tica, no Centro de Mogi das Cruzes, contou que viu muito pouco do pr�dio.

Ela afirmou que ningu�m mostrou o espa�o, apenas a levaram para uma sala para assinar o contrato. Orozina destaca que como o nome da escola � conhecido ela tamb�m n�o se preocupou com isso. Nos tr�s meses de curso, a diarista afirma que teve apenas cinco aulas.

Tatiane de Paula � outra aluna da escola. Ela afirma que mesmo pagando todas as mensalidades em dia, as aulas que pararam na primeira quinzena de fevereiro, segundo Tatiane, s� voltaram em 9 de mar�o com um outro professor para a classe.

A aluna diz ainda que n�o demorou para os alunos ficarem desamparados novamente. Isso porque o novo funcion�rio pediu demiss�o pouco tempo depois.
Jo�o Paulo, ex-professor de Tatiane, conta que pediu demiss�o da escola porque n�o recebia o sal�rio em dia. Al�m disso, ele disse que por v�rias vezes teve que acumular as aulas de v�rias turmas.

Apesar de todas as queixas, a escola de inform�tica respondeu que a unidade est� h� oito anos em Mogi das Cruzes e n�o recebeu reclama��es sobre esses problemas. A empresa n�o respondeu se o sal�rio do professor ficou mesmo atrasado.


Cuidados na contrata��o


O especialista em consumo, Dori Boucault, alerta que antes de assinar o contrato o aluno deve ler atentamente o documento. Nele devem constar informa��es sobre o conte�do program�tico a ser desenvolvido, a quantidade de m�dulos/s�ries, o n�mero de aulas, dias da semana e local onde ser�o ministradas, dura��o de cada aula e do curso, data de in�cio e t�rmino, valor, forma de pagamento, material a ser utilizado e emiss�o de certificado de conclus�o.

Tamb�m deve conter tudo que foi oferecido pelo vendedor, evitando assim que as promessas sejam apenas verbalizadas. O contrato deve apresentar tamb�m, de forma clara, as condi��es para rescis�o.

Em caso de cancelamento por parte do fornecedor, o contrato dever� dispor sobre a devolu��o de eventual quantia paga, corrigida monetariamente. J� em caso de desist�ncia por parte do consumidor � prov�vel a obriga��o de pagamento de multa. No entanto, a porcentagem estabelecida n�o poder� ser excessiva ou considerada abusiva, causando preju�zos ao consumidor.

Se houver problemas na presta��o do servi�o o consumidor poder� exigir, alternativamente e � sua escolha a reexecu��o dos servi�os, sem custo adicional e quando cab�vel; a restitui��o imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem preju�zo de eventuais perdas e danos e o abatimento proporcional do pre�o.

Se a oferta n�o for cumprida nos termos do contrato, apresenta��o ou publicidade, o consumidor poder�, alternativamente e � sua livre escolha exigir o cumprimento for�ado da obriga��o, aceitar outra presta��o de servi�o equivalente, rescindir o contrato, com direito � restitui��o de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

Dori aconselha tamb�m que independente de qual seja o motivo da rescis�o, o consumidor deve formalizar o pedido de cancelamento, em duas vias, guardando uma delas protocolada.

VEJA O V�DEO PELO LINK ABAIXO:

www.tvdiario.com.br

Fonte: http://www.tvdiario.com.br
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir