Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 27-06-2012

Quatro casos de gripe A são confirmados em Porto Alegre
Último caso foi confirmado em uma criança de um ano, que não recebeu a vacina contra a doença. Desde janeiro, já foram notificadas 137 suspeitas de H1N1 na Capital.
Quatro casos de gripe A são confirmados em Porto Alegre
Foto: novohamburgo.org

A Secretaria de Saúde de Porto Alegre informou, nesta terça-feira, dia 26, que já chegam a quatro os casos confirmados de gripe A na cidade em 2012. Foram dois novos registros em relação ao boletim publicado pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVS na segunda-feira, dia 25.

O último caso foi confirmado em uma criança de um ano, que não recebeu a vacina contra a doença. Desde janeiro, já foram notificadas 137 suspeitas de H1N1 na Capital. Dessas, 55 foram descartadas e 78 seguem em análise.

Em Passo Fundo, no Norte do Estado, foi confirmado o segundo caso de gripe A em 2012. A paciente é uma jovem de 18 anos, que ficou internada no hospital por uma semana e foi submetida a tratamento com Tamiflu.

Em Santiago, na região Central, a diretora técnica do Hospital de Caridade confirmou a terceira ocorrência da doença na cidade. Um jovem de 23 anos internado na instituição não é integrante dos grupos de risco, segundo a médica Sônia Nicola.

No RS, já são 52 ocorrências da doença e nove mortes neste ano. Das 466 suspeitas encaminhadas ao CEVS, 366 haviam sido descartadas. Pacientes de pelo menos 28 cidades gaúchas já adoeceram devido à gripe A. As que registraram mais casos foram sete em Cruz Alta , cinco em Santo Ângelo, quatro em Santo Antônio das Missões, e também quatro em Porto Alegre.

A vacina tríplice protege contra o H1N1 e dois tipos de influenza sazonal. Nos postos de saúde, ainda há doses disponíveis para idosos, grávidas, crianças entre seis meses e dois anos, indígenas, trabalhadores em saúde e doentes crônicos com prescrição médica.

Prevenção pode ser feita com cuidados simples do dia-a-dia

- Lave as mãos com água e sabão (depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca e nariz)
- Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies
- Use lenço de papel descartável
- Proteja com lenços a boca e nariz ao tossir ou espirrar
- Evite aglomerações e ambientes fechados (deve-se manter os ambientes ventilados)
- É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar, pois estas medidas ajudam a eliminar os possíveis agentes das infecções respiratórias


Fonte: novohamburgo.org
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir