Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-06-2012

Greve nacional na argentina revela racha dentro de Central Sindical
Essa � a primeira greve nacional em 12 anos.
Greve nacional na argentina revela racha dentro de Central Sindical
Foto: infobae.com

Uma paralisa��o nacional de 24 horas apoiada por partidos de direita e de esquerda e por sindicatos patronais do campo come�ou hoje na Argentina, ap�s a convoca��o do secret�rio-geral da Confedera��o Geral do trabalho (CGT), Hugo Moyano.

Essa � a primeira greve nacional em 12 anos. Apesar de v�rios setores estarem mobilizados, os meios de transporte p�blico funcionam normalmente, assim como os hospitais p�blicos e bancos.

Moyano, que protesta contra os impostos salariais, enfrenta uma crise dentro da pr�pria central sindical que dirige pelo constante enfrentamento com o governo. Ele � acusado por sindicatos que ir�o disputar o comando da CGT nas elei��es de 12 de julho por "buscar de um mesquinho benef�cio pessoal".

Em um informe, publicado nos principais jornais argentinos, 19 das 35 agremia��es que forma a central sindical afirma que defendem a elimina��o dos impostos, mas "n�o marchamos atr�s de decis�es pessoais e ao lado de inimigos dos trabalhadores que escondem na realidade uma clara inten��o pol�tica".

Muitos grupos pr�ximos a Moyano, que buscar� a reelei��o, decidiram tirar o apoio e criticaram a postura do dirigente.

Por outro lado, suas reivindica��es s�o apoiadas por sindicatos patronais e pela maioria dos partidos pol�ticos, incluindo representantes no Congresso do governista Frente para a Vit�ria, que, no entanto, atribuem � paralisa��o um car�ter "pol�tico".

Fonte: ansa.it
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir