Categoria Politica  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Dilma viaja nesta quinta a Argentina para cúpula do Mercosul
Encontro ocorre uma semana depois do impeachment de Lugo no Paraguai. Chefes de Estado do Mercosul devem se reunir nesta sexta-feira (29).
Dilma viaja nesta quinta a Argentina para cúpula do Mercosul
Foto: g1.globo.com

A presidente Dilma Rousseff embarcará na tarde desta quinta-feira (28) para Mendonza, na Argentina, onde participará da 43º Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. O encontro ocorre uma semana após o impeachment do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, episódio que resultou na suspensão da participação do país da cúpula.

Além de o novo presidente paraguaio, Federico Franco, não poder participar da reunião do Mercosul, o país também foi suspenso da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Além disso, a Organização dos Estados Americanos (OEA) decidiu enviar uma missão para investigar a cassação do mandato.

Chefes de estado do Mercosul e da Unasul devem discutir a partir desta sexta-feira (29) uma posição sul-americana conjunta sobre o impeachment do presidente Lugo e a consequente posse de Federico Franco no governo paraguaio.

O governo do Peru – que está com a presidência temporária da Unasul – marcou intencionalmente a reunião dos chefes de estado da organização no mesmo dia e na mesma cidade da cúpula do Mercosul. O objetivo é aproveitar a presença dos presidentes que já estariam em Mendoza.

Além de tratar da questão política no Paraguai, a cúpula do Mercosul também vai analisar, segundo informou o Itamaraty, maneiras de aperfeiçoar a integração entre os países constituintes do bloco, além de projetos conjuntos na área de ciência, inovação e integração produtiva.

Haverá também a transmissão da presidência temporária da cúpula da Argentina para o Brasil.

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 1991 por meio do Tratado de Assunção, assinado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo do bloco é "a integração dos Estados por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), da adoção de uma política comercial comum".

Já a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) é formada pelos doze países da América do Sul e tem por objetivo criar um "espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos".

Programação
Dilma deverá deixar Brasília por volta das 13h desta quinta-feira rumo a Mendoza. Na cidade argentina, participa à noite de um jantar oferecido pela presidente Cristina Kirchner aos chefes de Estado e de governo que participam da reunião do Mercosul.

Está previsto para sexta-feira (29), às 9h30, um café da manhã com os presidentes no Hotel Intercontinental. Em seguida, começa a sessão de trabalho da cúpula.

A reunião da Unasul está marcada para 15h30 e será seguida de declaração à imprensa. A volta de Dilma a Brasília é prevista para as 17h30 de sexta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir