Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Navio mercante ancorado em Fortaleza registra alagamento
De acordo com a Capitania dos Portos, situa��o est� sob controle. Navio est� ancorado na capital cearense desde julho de 2011.
Navio mercante ancorado em Fortaleza registra alagamento
Foto: g1.globo.com

O navio mercante Seawind, ancorado h� 11 meses no Porto do Mucuripe em Fortaleza, registrou alagamento na noite da quarta-feira (27). De acordo com a Capitania dos Portos, a situa��o nesta quinta-feira (28) est� sob controle e n�o h� vazamentos de �leo nem incidentes com o pessoal a bordo.

A Capitania e a Companhia Docas do Cear� informaram que instalaram barreiras de conten��o para evitar maiores danos e polui��o h�drica. Um Inqu�rito Administrativo de Fatos da Navega��o (IAFN) vai ser instaurado para apurar as causas do incidente e deve ser conclu�do em um prazo de 90 dias. Ap�s conclu�do, ser� encaminhado ao Tribunal Mar�timo, no Rio de Janeiro.

O navio Mercante Seawind tem bandeira do Panam� e � de propriedade de uma empresa com sede na cidade de Varna, na Bulg�ria. A embarca��o com carga de granito est� ancorado em Fortaleza na �rea do porto organizado do Porto do Mucuripe por quest�es de compet�ncia da Justi�a do Trabalho.

Decis�o judicial

O navio Seawind partiu de Vit�ria, no Esp�rito Santo, e seguia viagem para a It�lia. Em 9 de julho, ficou retido no litoral de Fortaleza por uma medida judicial que determina a apreens�o da embarca��o e da carga de granito em raz�o de d�vida US$ 560 mil dos propriet�rios do navio. Al�m disso, os tripulantes tamb�m denunciaram que estavam com pagamentos atrasados h� nove meses e, a partir da�, o MPT entrou com a��o civil p�blica para o resgate e a garantia da sa�de dos tripulantes.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir