Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Chuva muda paisagem no período de seca em Ituiutaba, MG
Volume no último trimestre bateu recorde, de acordo com a UEMG. Vegetação que deveria estar ressecada tem muito verde e flores.
Chuva muda paisagem no período de seca em Ituiutaba, MG
Foto: g1.globo.com

Em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, onde geralmente o tempo é quente e seco nesta época do ano a realidade tem sido outra. A chuva dos últimos dias mudou a paisagem, que está com muito verde e flores.

De acordo com dados da estação climatológica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), o volume de chuva no último trimestre bateu recorde em relação à média histórica registrada na região. "Nós temos chuva de 40% acima da média histórica no trimestre porque os meses de abril, maio e junho dariam em torno de 150 milímetros e já passamos dos 200", contou o responsável pela estação climatológica da UEMG, Sérgio Andrade. Ele também explicou as causas do fenômeno. "Existe uma transição entre os fenômenos El Niño e La Niña, que colaborou, mas o mais importante é que nós teremos um período de seca menor".

Quem não está acostumado com o cenário colorido em pleno mês de junho se encantou e comemora. "Além de comemorar pelo lado da alegria e beleza, tem ainda a questão da saúde porque essa chuva esporádica melhora o clima", disse a professora Géorgia Maria Ribeiro.

As chuvas que continuaram na região mudaram a rotina de profissionais como o jardineiro Elias Araújo. Este ano ele ainda não precisou jogar água no jardim uma única vez. "Geralmente, em março, já estamos aguando o jardim, gastando água. E este ano, até agora, não precisei fazer isso", contou Elias.

E se forem considerados apenas os dados do mês de junho o volume de chuvas é ainda maior com quase 80 milímetros do dia 1º até agora. Um índice três vezes acima da média histórica e que trouxe benefícios também no campo. O capim, que nesta época já deveria estar totalmente ressecado pela estiagem, continua viçoso e cobrindo as pastagens da região com muito verde.

Com isso, o gado continuará solto por mais alguns dias. E com mais alimento para o gado o preço da carne deve se manter estável na entrada da entressafra. "A classe produtora está muito satisfeita com o clima da nossa região. Até agora temos tido chuva suficiente para sustentar o rebanho bovino", disse o presidente do Sindicato Rural de Ituiutaba, Lindolfo Marques dos Santos.






Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir