Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2012

Parlamentares do Japão acham perigosos 24 de 50 reatores nucleares
Quase metade deles tem falhas ou oferecem riscos importantes. Atualmente, 48 reatores estão parados no país por tempo indeterminado.
Parlamentares do Japão acham perigosos 24 de 50 reatores nucleares
Foto: g1.globo.com

Parlamentares do Japão que examinaram o estado dos 50 reatores do arquipélago concluíram que 24 devem ser desmantelados o mais rápido possível por falhas ou outros riscos importantes.

De acordo com o grupo "Genpatsu zero" ("zero central nuclear"), que reúne deputados e senadores de vários partidos, quase metade dos reatores do país são vulneráveis ao ponto de precisarem de uma paralisação definitiva e uma demolição.

Entre os 24 reatores em questão figuram duas unidades (5 e 6) consideradas ainda objetos de potenciais explosões na central acidentada de Fukushima Daiichi, as quatro da vizinha Fukushima Daini, dois complexos atômicos afetados pelo terremoto seguido de tsunami de 11 de março de 2011.

Os 26 reatores restantes são analisados de acordo com a idade, tecnologia, natureza do terreno, meios de combate a terremotos e população próxima.

Atualmente, 48 dos 50 reatores do arquipélago estão paralisados por tempo indefinido em consequência de terremotos ou para manutenção após as medidas suplementares de precaução adotadas depois do acidente de Fukushima.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir