Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-06-2012

Vida e trabalho de Chico Xavier viram sucessos de bilheteria
Nosso Lar levou quase cinco milh�es de pessoas aos cinemas. Cineasta aposta em novas hist�rias do "cinema transcendental".
Vida e trabalho de Chico Xavier viram sucessos de bilheteria
Foto: g1.globo.com

Chico deixou mais de 400 livros psicografados, inclusive em mais de 15 idiomas, e a vida o trabalho do m�dium viraram sucessos de bilheteria. "Parnaso de Al�m T�mulo � o primeiro livro da obra extraordin�ria de Francisco C�ndido Xavier como m�dium psic�grafo, lan�ado em 1932. Assustou o mundo atual, no seu mais alto grau, mas n�o teve jeito deles duvidarem da obra", contou o ourives Cezar Carneiro.

Parnaso de Al�m T�mulo foi o primeiro dos 451 livros psicografados pelo m�dium, que dizia que nenhuma obra lhe pertencia, e publicados 39 depois que ele morreu. Cezar tem praticamente todos os exemplares. Entre os t�tulos "Religi�o dos Esp�ritos" o primeiro escrito pelo m�dium depois de se mudar de Pedro Leopoldo para Uberaba. O �vido leitor conviveu com o l�der esp�rita, o que despertou a vontade de virar escritor sob a inspira��o do amigo. "Eu me tornei esp�rita em 63, na Comunh�o Esp�rita Crist�. Me aproximei do Chico, da obra. Me dava uma vontade de anotar as li��es e a� comecei a escrever".

De l� para c� j� foram tr�s obras sobre o m�dium. A �ltima � "Valiosos ensinamentos com Chico Xavier". Nos livros, relatos da conviv�ncia com o homem que levava multid�es at� � casa dele, mas que na intimidade poucos tiveram a oportunidade de conhecer. Inclusive o Chico cheio de bom humor ao falar da partida. "Temos a convic��o que se dependesse da vontade dele permaneceria mais tempo entre n�s, como dissera pouco tempo antes de desencarnar: �Voc� pode escrever no meu t�mulo, aqui jaz Chico Xavier, muito a contragosto�. Essa era a vontade de Chico de permanecer conosco", contou Cezar.

Outros seriam inspirados a falar sobre ele pela literatura, como o m�dium Carlos Baccelli. "Tive a oportunidade de escrever v�rias obras biografando Chico Xavier. Uma delas, "100 anos de Chico Xavier", fen�meno humano e medi�nico", disse Carlos. O filho adotivo j� publicou tr�s livros sobre o pai. O quarto est� para ser lan�ado durante as homenagens aos 10 anos da morte do l�der esp�rita, "L�grimas de Chico". "Chico tinha l�grimas de alegria, mas tamb�m ficava triste, era humano, s� que muito mais sens�vel. A obra � um pouco dos meus di�rios, do que n�s convers�vamos durante as noites", explicou Eur�pedes.

As obras de Chico Xavier sempre foram um fen�meno liter�rio e continuam, pois as vendas n�o param. Mas depois da morte o m�dium, mais uma vez, se tornaria l�der, desta vez, de bilheteria. Quando "Chico Xavier - o filme", obra baseada no livro do escritor Marcel Souto Maior chegou �s telonas, levou 3,5 milh�es de espectadores aos cinemas de todo o pa�s. Uberaba esteve entre as loca��es do longametragem. Movimenta��o no Grupo Esp�rita da Prece com direito a figurantes da cidade vestidos a car�ter. "Nosso Lar", filme baseado no livro psicografado por Chico, levou quase cinco milh�es de pessoas aos cinemas. Foi o maior sucesso de p�blico na hist�ria do cinema brasileiro e tamb�m a produ��o mais cara at� hoje: R$ 20 milh�es.

Outra obra com boa bilheteria foi "As m�es de Chico Xavier" e mais meio milh�o de pessoas assistiu. Para o cineasta Guilherme Tensol, o sucesso das produ��es tem explica��o. "Voc� j� tem um p�blico formado, que s�o os esp�ritas, e as outras pessoas que querem assistir para ver se o filme tem m�rito cinematogr�fico, independentemente da quest�o doutrin�ria. Se voc� juntar estes dois voc� consegue bilheterias bem significativas e o cinema transcendental consegue isso".

E novas hist�rias do chamado cinema transcendental v�m por a�. "Paulo Figueiredo � roteirista e diretor do "E a vida continua", tamb�m baseado num livro esp�rita. A previs�o de lan�amento � em agosto e o Lima Duarte faz uma participa��o", contou.

"S�o filmes nacionais que levam tanta gente para as salas de cinema e tomara que isso continue com mais qualidade, mais p�blico, nos emocionando e trazendo informa��o ao mesmo tempo", finalizou Guilherme.









Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir