Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 29-06-2012

MT vacina 188 mil crianças contra paralisia infantil, aponta Ministério
Meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos em todo estado. Campanha de vacinação deve terminar na próxima sexta-feira (6).
MT vacina 188 mil crianças contra paralisia infantil, aponta Ministério
Foto: g1.globo.com

O estado de Mato Grosso vacinou até esta sexta-feira (29) um total de 188.411 crianças contra a poliomielite (doença conhecida com paralisia infantil) na campanha nacional que começou no último dia 16 de junho.

Com este número, o estado conseguiu uma cobertura vacinal de 77,1%, ficando abaixo da meta da campanha que é de 95%, conforme os dados divulgados pelo Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

Em todo o Brasil, foram vacinadas até hoje 14.148.182 crianças com menos de cinco anos, atingindo 84,95% da meta. No estado, devem ser vacinadas 244.666 crianças desta faixa etária. O país está livre da poliomielite há mais de 20 anos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), não existe tratamento para a pólio e somente a prevenção por meio da vacina garante a imunidade à doença. Por isso, os pais têm um papel decisivo neste processo de preservar a saúde da criança e levá-la para a unidade de saúde mais próxima para vacinar. A campanha termina na sexta-feira (6).

No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38ºC ou com alguma infecção também devem ser avaliadas por um médico.

A doença

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.

O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, pode até matar, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir