Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-07-2012

Peña Nieto declara vitória no México
Candidato do PRI aparece com 38% na eleição e se declara vencedor. Partido volta ao poder 12 anos após perder domínio de sete décadas.
Peña Nieto declara vitória no México
Foto: g1.globo.com

O presidente do México, Felipe Calderón, felicitou neste domingo (1º, horário local) o candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Enrique Peña Nieto, pela vitória nas eleições presidenciais, prevista por uma autoridade eleitoral, e manifestou sua mais "absoluta disposição" para que se dê uma transição ordenada, transparente e eficaz.

Em mensagem à nação depois da divulgação dos resultados da contagem prévia realizada pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE), o líder mexicano, do Partido da Ação Nacional (PAN), manifestou sua mais sincera felicitação a Peña Nieto por sua vitória.

Calderón também pediu aos mexicanos que deem seu apoio ao próximo chefe do Executivo e para que a próxima administração comece em 1º de dezembro nas melhores condições.

O próximo governo, que vai representar o retorno do PRI ao governo após dois períodos de seis anos nas mãos do PAN, contará com as sólidas bases que conseguiram construir nos últimos anos, disse o presidente.

Calderón destacou que seu governo acatará todas as decisões da autoridade eleitoral e dará todo seu apoio para que o processo eleitoral conclua sem contratempos.

"As eleições foram realizadas em um clima de paz e tranquilidade na maior parte do país", afirmou o presidente, assegurando que trabalhará até o último dia de seu mandato para que a situação do México melhore. O mandato terá duração de seis anos, e a eleiçao também também renova as duas câmaras do Congresso.

Vitória prevista
O candidato do PRI já havia se declarado vencedor das eleições presidenciais, seguindo uma amostra de atas de votação elaborada pelo órgão reitor do pleito. Mais cedo, uma pesquisa de boca de urna divulgada pela rede de TV Milenio indicava o mesmo resutado.

Segundo a amostra de quase 7,5 mil atas, Peña Nieto obteve entre 37,93% e 38,55% dos votos, anunciou o presidente do IFE, Leonardo Valdés, em mensagem em rede nacional. De acordo com esses dados, o candidato da esquerda mexicana, Andrés Manuel López Obrador, obteve entre 30,9% e 31,86% dos votos. Em terceiro lugar ficou a candidata do governante Partido Ação Nacional (PAN), Josefina Vázquez Mota, que conseguiu entre 25,10% e 26,03%.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir