Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2012

Vacinação de cães e gatos contra raiva continua em Cachoeiro
A imunização gratuita fica à disposição no Centro de Controle de Zoonoses, bairro Aeroporto
Vacinação de cães e gatos contra raiva continua em Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

Quem não aproveitou a oportunidade de vacinar seu cão ou gato contra a raiva durante a campanha – que durou mais de dois meses em Cachoeiro de Itapemirim – não deve perder tempo, e ir até o Centro de Controle de Zoonoses. O CCZ fica às margens da rodovia Cachoeiro-Muqui, no bairro Aeroporto, onde cerca de duas mil doses do imunizante, excedentes da campanha, continuam à disposição, gratuitamente. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Desde abril as equipes da Secretaria Municipal de Saúde percorreram os domicílios da área rural e também realizaram a campanha de imunização na sede de Cachoeiro.

A raiva não tem cura e pode matar tanto o animal, que é vítima dessa doença, quanto os humanos que forem infectados por ela. Portanto, a melhor maneira de se ver livre desse problema é a prevenção, a vacinação.

Todos os cães e gatos que tenham a partir de três meses de idade devem ser protegidos dessa doença todo ano. Não há contra indicação. Até mesmo os animais que estejam em período de gestação, ou adoentados, ou amamentando podem e devem ser vacinados.

"Fizemos todo o esforço para levar a vacina o mais próximo possível de todas as residências e a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de imunizar 28 mil animais em Cachoeiro foi alcançada. Mas se há cães e gatos que ainda não receberam a dose, pedimos aos seus donos que procurem o CCZ. É uma questão de saúde pública e de responsabilidade", comenta a secretária municipal de Saúde Márcia Fardim.

Devido a alterações na fórmula da vacina, em 2011 o Ministério da Saúde não conseguiu produzir em tempo hábil doses suficientes para todo o Brasil. Apenas as regiões norte, nordeste e centro oeste – onde há mais casos da doença – receberam as doses. Como aqui no Espírito Santo os animais não foram imunizados em 2011, mais um motivo para não deixar de vaciná-los este ano.

Sintomas da raiva em cães e gatos

- O animal não consegue beber água (hidrofobia) e nem se alimentar
- Salivação em excesso
- Agressividade além do normal

Transmissão para humanos

- A transmissão da raiva para seres humanos pode ocorrer por meio da mordida do animal ou contato da saliva do cão ou gato com a pele ferida da pessoa
- Arranhão de cães ou gatos contaminados pela raiva também pode transmitir a doença para humanos

Vacinação contra a raiva em Cachoeiro
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
De segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:      |      Imprimir