Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2012

Detran-ES começa arrecadação da taxa de licenciamento de veículos
Começou nesta segunda-feira (2) o recolhimento anual do licenciamento dos veículos registrados no Espírito Santo.O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) explicou que o mês para o pagamento da taxa é determinado pelos números finais da placa. Dessa
Detran-ES começa arrecadação da taxa de licenciamento de veículos
Foto: g1.globo.com

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) explicou que o mês para o pagamento da taxa é determinado pelos números finais da placa. Dessa forma, as que terminam com os números um e dois fazem parte do primeiro lote, com pagamento previsto para o mês de julho. O encerramento da arrecadação é em novembro com as placas de término nove e zero.

O Detran-ES alertou que o não pagamento é considerado infração de trânsito gravíssima, com multa de R$ 191,54, apreensão do veículo e sete pontos na carteira, como previsto no Código de Trânsito Brasileiro. As fiscalizações do pagamento do licenciamento de 2011 começam sempre no 15º dia do mês subsequente ao término, ou seja, se o vencimento for dia 1º de agosto, o veículo só poderá ser autuado no dia 15 de setembro.

O licenciamento é um procedimento anual, pelo qual se obtém uma permissão para trafegar em vias públicas com o veículo. Sendo comprovado por meio do Certificado de Registro e Licenciamento Anual (CRLA), o pagamento é feito em cota única e sem isenção de taxa.

Taxas
No recolhimento anual do licenciamento dos veículos estão inclusas a taxa da licença, a emissão do documento, o Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) e os débitos em atraso (como multas e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA)). Os automóveis que possuem kit gás ainda devem passar pela inspeção anual em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL), credenciada pelo Inmetro.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir