Categoria Policia  Noticia Atualizada em 03-07-2012

Polícia francesa revista residência e escritório de Sarkozy
Ex-presidente enfrenta processo por financiamento ilegal da campanha de 2007
Polícia francesa revista residência e escritório de Sarkozy
Foto: veja.abril.com.br

Agentes da polícia francesa entraram nesta terça-feira na residência e no escritório do ex-presidente Nicolas Sarkozy para revistar os locais e procurar provas contra ele em um processo sobre financiamento ilegal da campanha presidencial de 2007 - que envolve a herdeira multimilionária Lilliane Bettencourt, da gigante do setor de cosméticos LOreal. Segundo o jornal Le Monde, as buscas foram realizadas pelo juiz Jean-Michel Gentil e por outros investigadores da área de crimes financeiros. Sarkozy perdeu sua imunidade judicial em 15 de junho, mas nega ter cometido qualquer crime.

Os investigadores buscam descobrir se o dinheiro das contas de Sarkozy em bancos suíços foi usado para financiar ilicitamente a campanha de 2007. Em um dos episódios mais controversos apurados, o ex-gestor da fortuna de Bettencourt, Patrice de Maistre, realizou saques em dinheiro de ao menos 800.000 euros nos meses anteriores à vitória de Sarkozy. À ocasião, Maistre tinha relações com o tesoureiro do partido UMP - da qual Sarkozy fazia parte na época -, o ex-ministro do Trabalho Eric Woerth.

Em um documento redigido no dia 22 de março, antes da prisão de Maistre, o juiz que preside o inquérito mencionou saques em dinheiro vivo de 400.000 euros, segundo o Journal du Dimanche. O primeiro deles foi no dia 5 de fevereiro de 2007, "dois dias antes" de um encontro entre Patrice de Maistre e Eric Woerth, então tesoureiro da campanha de Sarkozy. Segundo a ex-contadora dos Bettencourt, Claire Thibout, Patrice de Maistre nunca escondeu que queria dar dinheiro a Woerth. Outro saque de 400.000 euros foi efetuado no dia 26 de abril de 2007.

O fotógrafo e artista François-Marie Banier, que era muito ligado à herdeira, cita, em sua agenda pessoal, um comentário feito por Liliane Bettencourt sobre "um novo pedido de dinheiro", com datas coincidentes. "De Maistre disse-me que ele pediu dinheiro outra vez. Disse que sim", teria afirmado Liliane, segundo uma edição do Le Monde. O jornal afirma que um ex-chofer relatou ao magistrado, no dia 8 de março, que uma governanta, já falecida, contou a ele que nessa época "Sarkozy teve um encontro rápido com Liliane, para pedir dinheiro".

Em novembro de 2011, a Justiça francesa decidiu manter Liliane Bettencourt, de 89 anos, sob tutela judicial de sua filha e seus netos. O Tribunal de Apelação de Versalhes examinou as modalidades da proteção judicial e decidiu não suspender a decisão anterior, pela qual o neto mais velho, Jean-Victor Meyers, passou a se encarregar da tutela pessoal, enquanto os dois outros netos e sua filha, Françoise Bettencourt-Meyers, custodiam sua fortuna.



Fonte: veja.abril.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir