Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 04-07-2012

Espanhola piloto de testes da F-1 perde olho direito após grave acidente
Maria de Villota, da Marussia, bateu na traseira de caminhão de apoio da equipe e teve lesões no rosto e na cabeça. Seu estado é crítico, porém, estável
Espanhola piloto de testes da F-1 perde olho direito após grave acidente
Foto: globoesporte.globo.com

A piloto espanhola Maria de Villota perdeu o olho direito em razão do grave acidente que sofreu durante testes da equipe de Fórmula 1, Marussia, nesta terça-feira, informa a escuderia. Durante testes de aerodinâmica no aeroporto de Duxford, no leste de Londres, o carro da espanhola acelerou repentinamente e bateu com força contra a traseira de um caminhão de transporte da equipe. Segundo o comunicado, o estado de Maria é crítico, mas estável.

- Estamos gratos pela atenção médica que Maria está recebendo, e sua família gostaria de agradecer às equipes de cirurgiões neurológicos e plásticos do hospital. Entretanto, é com grande tristeza que devo dizer que, devido às lesões que teve, Maria perdeu o olho direito - diz o chefe da equipe, John Booth, em comunicado em nome da Marussia e da família da espanhola.

Segundo testemunhas, a piloto bateu na traseira do caminhão que estava estacionado justamente para transportar seu carro. Ela já havia terminado o percurso, em linha reta, e se dirigia em baixa velocidade para a área destinada ao staff da equipe. Mas o carro acelerou repentinamente, e se chocou com o veículo. A plataforma colocada na parte traseira, que serve como um elevador, caiu sobre o cockpit.

De Villota ficou desacordada, recebeu os primeiros socorros na pista e, em seguida, foi encaminhada, em estado grave, para o hospital de Addenbrooke, em Cambridge. Com ferimentos no crânio e na face, ela precisou ser colocada em coma induzido e foi submetida a procedimentos cirúrgicos na noite de terça e na manhã desta quarta. As razões do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas.

De Villota, de 32 anos, foi convocada pela Marussia para realizar testes aerodinâmicos para o GP da Inglaterra, que acontece no próximo domingo, 8 de julho, em Silverstone. Aos 32 anos, ela ingressou na Fórmula 1 nesta temporada, como reserva dos pilotos Timo Glock e Charles Pic. Ela é filha do ex-piloto da categoria Emilio De Villota.

Confira o comunicado da equipe Marussia na íntegra:

A equipe cirúrgica do Hospital de Addenbrooke, em Cambridge, fez um longo procedimento para tratar as sérias lesões na cabeça e no rosto de Maria após o acidente. A operação começou na tarde de terça, e ela permaneceu na sala de cirurgia até a manhã desta quarta-feira. Maria permanence em condição crítica, porém estável.

John Booth, chefe da equipe Marussia, com o consentimento e ajuda da família de Maria, gostaria de conceder a seguinte atualização, que traz o máximo de detalhes possíveis neste momento:

"Maria deixou a sala de cirurgias do Hospital Addenbrooke nesta manhã, após uma longe operação para tratar as graves lesões na cabeça e no rosto que ela teve após o acidente no aeroporto de Duxford.

Estamos gratos pela atenção médica que Maria está recebendo, e sua família gostaria de agradecer às equipes de cirurgiões neurológicos e plásticos do hospital. Entretanto, é com grande tristeza que devo dizer que, devido às lesões que teve, Maria perdeu o olho direito.

Os cuidados com Maria e o bem-estar de sua família continuam sendo prioridade no momento.

Os familiares estão no hospital, e estamos fazendo de tudo para ajudá-los.

Pedimos a paciência de todos e compreensão em relação às atualizações na condição de Maria. Nós iremos conceder novas informações quando for apropriado, e levendo em consideração a família dela.

Enquanto isso, gostariamos de aproveitar a oportunidade para elogiar os serviços de emergência do aeroporto de Duxford, que estavam de prontidão ontem, como manda o procedimento padrão dos testes da Fórmula 1.

No que diz respeito ao acidente, nós entramos em uma análise detalhada do que aconteceu, e este trabalho ainda continua.

Por fim, recebemos várias mensagens de apoio para Maria, sua família e a equipe, e eu gostaria de expressar nossa gratidão"







Fonte: globoesporte.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir