Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 04-07-2012

Morre menino infectado com febre maculosa em Porto Feliz, SP
Garoto � filho da mulher que morreu no dia 26, pela mesma doen�a. Ele estava internado em estado grave no Hospital Regional, em Sorocaba.
Morre menino infectado com febre maculosa em Porto Feliz, SP
Foto: g1.globo.com

Morreu na madrugada desta quarta-feira (4) o garoto de cinco anos que estava internado em estado grave no Hospital Regional, em Sorocaba (SP).

Ele faz parte da fam�lia de Porto Feliz (SP) que foi internada na semana passada com suspeita de doen�a infecto-contagiosa.

A m�e dele havia morrido no dia 26. O exame necrosc�pico confirmou que ela morreu de febre maculosa. Ap�s a morte da mulher, o sobrinho, os dois filhos e o marido tamb�m foram internados e a casa da fam�lia, interditada.

Nesta ter�a-feira (3), a Secretaria de Sa�de confirmou o pai da fam�lia como o terceiro caso da doen�a na cidade. A suspeita � que o homem, que � trabalhador rural, tenha sido o respons�vel por levar os carrapatos transmissores da doen�a at� a casa. Ele continua internado em estado grave no Hospital Regional.

"Ele � trabalhador rural, teve uma infesta��o de carrapatos e deve ter sobrado carrapatos no ambiente", afirma Cl�udia Meirelles, secret�ria de Sa�de da cidade. A propriedade rural onde o homem trabalha, em Itu (SP), deve ser vistoriada por agentes da Vigil�ncia Sanit�ria nos pr�ximos dias.

A filha do casal, de um ano, e sobrinho foram transferidos para a Santa Casa de Porto Feliz, mas passam bem.

At� o momento, ningu�m mais apresentou sintomas da doen�a na cidade. A Secretaria de Sa�de informou que todas as medidas de preven��o foram tomadas para evitar novas contamina��es. A casa foi dedetizada e os animais de estima��o da fam�lia est�o em quarentena no setor de zoonoses da prefeitura. Uma campanha de conscientiza��o ser� feita para alertar a popula��o sobre os sintomas da doen�a e as formas de evitar o cont�gio.

Carrapato

A febre maculosa � uma infec��o provocada por uma bact�ria transmitida ao homem por meio do carrapato estrela, encontrado principalmente em locais onde h� capivaras. Por isso, a doen�a costuma aparecer com mais frequ�ncia na zona rural.

Animais como cavalos, bois, porcos e at� mesmo c�es tamb�m podem ser infectados. A transmiss�o, por�m, s� � feita por meio da picada do carrapato; n�o h� transmiss�o de homem para homem ou de animal para homem. Al�m disso, o artr�pode precisa ficar em contato com a pele por pelo menos tr�s horas para que a v�tima seja infectada.

Os primeiros sintomas s�o febre, dor de cabe�a e dores pelo corpo, e aparecem de dois a 14 dias ap�s a picada. Ainda podem surgir les�es na pele. A taxa de mortalidade da doen�a pode chegar a 20% dos casos.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir