Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 06-07-2012

Perde o Cristianismo
Quem dera se os n�meros crescentes do cristianismo indicassem que o Brasil estivesse se tornando mais pr�ximo do que ensinou Jesus de Nazar�.
Perde o Cristianismo

Os novos dados sobre religi�o no Brasil mostram que os cat�licos ca�ram para 64,6% da popula��o. Mas geralmente a m�dia n�o faz diferencia��o entre denomina��es protestantes, evang�licas, pentecostais, neopentecostais e televangelistas, colocando os crist�os n�o cat�licos na mesma categoria evang�licos, dando a impress�o de que a Igreja cat�lica est� encolhendo diante de um suposto forte grupo homog�neo. Na verdade, n�o existe esse grupo.

O IBGE fez a seguinte distin��o: evang�licos de miss�o (do protestantismo hist�rico: luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas etc.), evang�licos pentecostais (Assembleia de Deus, do Evangelho quadrangular, Universal do Reino de Deus etc.) e igrejas evang�licas n�o determinadas. Mas o cristianismo n�o cat�lico � muito mais complexo do que parece: h� congrega��es batistas e metodistas migrando para o estilo pentecostal; h� pentecostais discordando da espetaculariza��o midi�tica da f�; dentro do mesmo conceito � poss�vel encontrar conservadores como Silas Malafaia e o extremo oposto como pastores que fazem casamentos gays.

H� muitos evang�licos que n�o aceitam ser nivelados com os figur�es do mercado gospel, acusados de lavagem de dinheiro, abuso na abordagem sobre d�zimos, corporativismo pol�tico partid�rio etc. As confiss�es luteranas, por exemplo, sentem-se mais pr�ximas da pr�pria Igreja cat�lica do que da Mundial do poder de Deus. Para complicar ainda mais: te�logos evang�licos acusam esses grupos emergentes de fazer uso de pr�ticas herdadas do catolicismo popular (�gua benta, novenas, objetos de devo��o etc.) para obter sucesso. Como entender tudo isso?

Os evang�licos s�o hoje 22,2% da popula��o. Mas desse montante, 80% se declaram membros de igrejas pentecostais ou indeterminadas, onde n�o se observa fideliza��o de p�blico e sim uma constante migra��o. Trata-se de crescimento de uma tend�ncia e n�o de uma institui��o.

Enfim, parece-me que outros dados s�o mais preocupantes: "Homens est�o em maior propor��o entre cat�licos" (o que mostra que continua alt�ssimo o n�mero dos n�o praticantes, j� que as celebra��es cat�licas contam com a presen�a muito mais expressiva de mulheres); "Popula��o esp�rita tem os melhores indicadores de educa��o" (isso significa que os crist�os t�m dificuldades de transmitir racionalmente sua f�); "8% dos brasileiros se declaram sem religi�o" (consequ�ncia do nosso cristianismo fr�gil e incoerente, incapaz de transformar a realidade).

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Juliano Ribeiro Almeida    |      Imprimir