Categoria Acidente  Noticia Atualizada em 06-07-2012

Motorista envolvido em acidente que matou 11 diz que temeu ser linchado
Carreta dirigida por ele foi atingida por van na BR-324, perto de Salvador. Delegado diz que pneu furado pode ser causa de desvio na dire��o.
Motorista envolvido em acidente que matou 11 diz que temeu ser linchado
Foto: g1.globo.com

O motorista da carreta envolvida na batida que matou 11 pessoas na BR-324, em Candeias, regi�o metropolitana de Salvador, prestou depoimento na delegacia da cidade na manh� desta sexta-feira (6), tr�s dias ap�s o acidente.

Valdeci Lu�s da Cunha, de 57 anos, disse � pol�cia que se afastou do local ap�s a chegada das primeiras equipes de socorro porque teve medo de ser linchado por populares que se aproximavam. Antes, ele sinalizou a pista para evitar que outros ve�culos atropelassem as v�timas que ca�ram na rodovia. O motorista da van permanece internado em estado grave no Hospital do Sub�rbio.

Ele contou sua vers�o ao titular da delegacia de Candeias, Wiliam Achan. De acordo com o investigador, o motorista disse que, pelo impacto da batida, acredita que a van estava em alta velocidade. Os dois ve�culos foram periciados por t�cnicos do Departamento de Pol�cia T�cnica (DPT) no dia do acidente. O prazo para o resultado do laudo � de 30 dias.

Segundo o investigador, o homem diz n�o sabe exatamente o que aconteceu na hora do acidente porque foi surpreendido com a batida. Valdeci afirmou que trabalha h� 31 anos dirigindo carretas e nunca se envolveu em um acidente.

Ele saiu de Minas Gerais, onde mora, levando a carga que seria entregue em Sim�es Filho. No caminho, a van que fazia o transporte clandestino de passageiros bateu atr�s da carreta. Segundo ele, o fluxo de ve�culos no trecho do acidente era tranquilo e a pista estava seca, por volta das 5h20 da manh� de ter�a-feira (3).

Pneu furado

Dois passageiros da van que sobreviveram ao acidente devem depor na pr�xima semana, segundo o delegado da 20� Delegacia. Por enquanto, informou Achan, apenas o motorista da van pode ser autuado por homic�dio culposo, quando n�o h� a inten��o de matar.

"Estamos esperando a melhora dele para esclarecer melhor as causas do acidente. Por enquanto, n�o h� nenhuma conclus�o de como tudo aconteceu. As informa��es que temos � que a van bateu atr�s da carreta e, provavelmente, ap�s ter o pneu traseiro furado perdeu o controle e bateu na lateral do ve�culo", disse o delegado de Candeias.

Feridos

Tr�s pessoas permanecem internadas. Uma est� em observa��o no HGE e possui quadro est�vel. Dois homens - entre eles o motorista da van - est�o internados no Hospital do Sub�rbio com estado grave. Todas as v�timas ocupavam o transporte coletivo, que sa�a da cidade de Saubara, situada no rec�ncavo da Bahia, com destino a Salvador.

Luto

A prefeitura de Saubara, cidade localizada a cerca de 91 km de Salvador, decretou luto oficial de tr�s dias na quarta-feira (4), em mem�ria das v�timas do acidente. Cinco v�timas moravam na cidade.

A prefeitura de Santo Amaro, munic�pio onde est� localizado o distrito de Acupe, tamb�m decretou luto oficial de tr�s dias, desde a ter�a-feir. De acordo com o secret�rio de Governo da cidade, Dion�sio En�as, as bandeiras foram hasteadas a meio mastro em mem�ria dos cinco moradores de Acupe que morreram no acidente.

Identificados

Na noite de ter�a-feira, o Departamento de Pol�cia T�cnica de Salvador (DPT) identificou nove das dez pessoas que morreram na batida. Os corpos foram periciados durante todo o dia e alguns foram reconhecidos atrav�s de impress�o digital. Os nomes foram informados pela assessoria do �rg�o por volta das 19h30 de ter�a-feira.

Sobrevivente

A recepcionista Andrea Nery de Santana pulou da janela do ve�culo assim que a van parou na pista da BR-324. Ela estava no lado esquerdo, o mesmo do motorista, na poltrona do meio, cuja janela partiu com impacto da batida, segundo o seu relato. Ela sofreu pequenos arronh�es no cotovelo e na perna, consequ�ncia do contato que teve com o asfalto.

"A minha janela foi a �nica que estourou. Foi tudo muito r�pido. Pulei a janela, peguei meu celular e comecei a ligar para o Samu. S� pensei em dar socorro, ali s� tinha a gente. Eu sozinha na pista e os corpos l�, no ch�o", afirma a sobrevivente. Todos os mortos e feridos estavam na van, entre eles, passageiros e motorista. Eles tinha sa�do da cidade de Saubara, no Rec�ncavo da Bahia.

De acordo com Andrea Nery, os passageiros viajavam todo in�cio de dia comercial para trabalhar na capital baiana. Ela n�o acredita que o motorista tenha dormido ao volante e propiciado a batida. "Conhecia de vista todo mundo. Eram trabalhadores, que vinham com ele [motorista] h� mais de cinco anos. Ele era muito respons�vel, a gente n�o tinha medo, todo mundo vinha dormindo, porque conhecia ele h� muito tempo. � super respons�vel, tem mais de 15 anos de profiss�o, viaja para fora do pa�s", afirma sobre o motorista. Al�m dela, outro passageiro, Ant�nio Ramos, n�o sofreu ferimentos graves.

Evid�ncias

Para a Pol�cia Rodovi�ria Federal (PRF), o motorista da van deve ter dormido ao volante. Segundo o �rg�o, a conclus�o foi obtida por meio de informa��es iniciais e embasada no fato de que a van transportava passageiros, a carreta que seguia � frente mantinha a velocidade compat�vel com a permitida na pista e porque foi encontrado cerca de R$ 900 em notas trocadas com o motorista. A quantia, segundo o �rg�o, demonstra que ele trabalhou durante toda a madrugada p�s-feriado 2 de Julho, que � de �mbito estadual e celebra a independ�ncia do Brasil na Bahia.

A Agerba, �rg�o estadual que regula e fiscaliza os transportes, a van n�o possu�a licen�a para realizar transporte, configurando clandestinidade. Segundo o diretor executivo do �rg�o, Eduardo Pessoa, o propriet�rio do ve�culo solicitou vistoria junto � Agerba em setembro de 2011, mas a realiza��o do procedimento foi negada porque a van n�o possu�a requisitos para circular. A per�cia foi realizada por equipes da Pol�cia Civil da cidade de Candeias.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir