Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 09-07-2012

HOT DOG, PASTEL E OUTRAS DELÍCIAS
"Quem não se ocupa de política já tomou a decisão política de que gostaria de se ter poupado: serve o partido dominante", Max Frisch.
HOT DOG, PASTEL E OUTRAS DELÍCIAS

Estava no centro da cidade. Tomei um café no Mourad’s para saber das novidades políticas (se houvesse alguma). Saí e fui andando pela Rua Capitão Deslandes. Com fome parei numa lanchonete e pedi um pastel de carne. Acompanhado da esposa, que queria um de queijo, o rapaz disse que pastel de massa grossa só teria de carne com queijo. Comprei, comi e não me arrependi.

Após degustar o lanche da tarde lembrei de um bate-papo no Facebook com a advogada e escritora Valquiria Volpato, onde, muitos estavam criticando a aliança "Suprapartidária" que tem como candidatos a prefeito e vice Glauber Coelho e Dr. José Renato, respectivamente. Para amenizar a acalorada discussão comparei a aliança política com um cachorro quente. Coberto com tudo que tem Direito! O pão do PR, a salsicha (Sadia) do PSB, o queijo do PMDB, as ervilhas do DEM, o milho o PPS, a maionese do PP, o ketchup do PSC, a mostarda do PMN, as uvas passas PSD, o cenoura do PSDC, a batata palha PRTB, o ovo de codorna do PTC e a cereja, só pra contrariar, do PC do B!

Outra questão comentada na rede social foi sobre um tal de "discurso imparcial" (sic). Primeira e única aula: não há discurso imparcial. Os imparciais são como as lagartixas que vivem em busca de insetos para alimentarem-se em cima dos muros. Do meu pastel ou do hot dog não terão, sequer, as minhas migalhas. Claro que estou formalizando o discurso político. Este discurso, diga-se de passagem, é totalmente parcial.

Dizem os desavisados que 13 é número de partidos da coligação contrária à do PT e que isso indica a vitória dos governistas. Ora, ora meus caros intrépidos inexperientes comentaristas que nunca participaram de uma eleição, de fato. Lembro, como se fosse ontem, a vitória do PMDB em 2004 com 14 mil votos de diferença sobre o PTB, e adivinha qual o número dos petebistas? Quanto a isso não preciso dizer mais nada.

Como a massa grossa, com queijo e carne, misturada deu certa, não vejo nada que impeça uma aliança local entre partidos políticos que visam a disputar o pleito em pé de igualdade com a máquina administrativa. Fala-se muito em financiamento público, mas enquanto isso não acontece quem está no poder é favorecido pelas "obras de última hora" causa de impacto concreto perante o povo que hoje, graças a Deus, não pensa como antes. Ninguém é bobo. Como todo mundo aprendeu a jogar bola, no jogo político não é diferente.

A recente democracia já está caminhando para fase adulta e a polarização entre o atual prefeito e o deputado estadual nas eleições de Cachoeiro de Itapemirim é prova de que jovens lideranças apareceram no cenário que antes era dominado por um ciclo de décadas no poder. Quanto ao apoio dos ex-prefeitos... Quem disse que não queria é hipócrita. Perguntem à administração se não estavam nos planos deles o PMDB de Roberto Valadão? Claro que estava.

A aliança em que figuram Theodorico de Assis Ferraço, José Tasso e Roberto Valadão resolveu apoiar Glauber Coelho. Deixar de participar do pleito eles não iriam mesmo. Por favor parem de demagogias infantis. A lógica é que quanto mais candidatos melhor para o atual prefeito. A polarização equilibra a disputa. É mano a mano, mano!

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir