Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-07-2012

Enviado da ONU diz ter tido reunião "construtiva" com Assad na Síria
Kofi Annan insistiu com o presidente sírio na necessidade de parar violência. Plano de paz proposto pelo diplomata fracassou no país em crise.
Enviado da ONU diz ter tido reunião
Foto: g1.globo.com

O emissário internacional para a Síria, Kofi Annan, afirmou nesta segunda-feira (9) que teve uma reunião "franca" e "construtiva" com o presidente sírio Bashar al Assad, dois dias depois de ter admitido o fracasso de sua missão.

"Tive discussões francas e construtivas com o presidente Assad", disse Annan à imprensa em um hotel de Damasco.

"Falamos sobre a necessidade de acabar com a violência e dos meios para alcançar a medida", comentou o diplomata.

"Concordamos sobre um enfoque, que vou compartilhar com a oposição armada", acrescentou Annan.

Pouco antes, o porta-voz do ministério sírio das Relações Exteriores, Jihad Makdesi, escreveu em sua conta no Twitter que a reunião havia sido "construtiva".

"A implementação do plano de seis pontos esteve no centro das discussões que também abordaram a forma de seguir adiante", completou Makdessi, em referência ao plano de saída da crise do emissário que não foi aplicado.

Em Moscou, um dos principais líderes da oposição, Michel Kilo, pediu ajuda para a estabilização da situação no país, após um encontro com o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov.

Violência segue
O Exército sírio bombardeou nesta segunda diversos bairros de Homs, especialmente Jaldiyeh, ao mesmo tempo em que eram registrados combates entre tropas governamentais e rebeldes armados, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

"O bairro de Jaldiyeh é violentamente bombardeado há várias horas por forças governamentais, que tentam iniciar uma ofensiva a este bairro e enfrentam os combatentes rebeldes", afirma a ONG em um comunicado.

Ao norte, na província de Idleb, os corpos de dois civis foram encontrados durante a manhã, segundo o OSDH. De acordo com a organização, os corpos foram jogados de um veículo militar.

O OSDH também mencionou combates em Damasco e nas cidades de Deir Ezzor (leste) e Aleppo (norte), onde vários membros das forças de segurança morreram na explosão de uma bomba.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:      |      Imprimir