Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-07-2012

Confronto na Síria já matou mais de 17 mil em 16 meses, diz oposição
Quase 12 mil mortos são civis, segundo organização pró-direitos humanos. Regime de Assad afirma combater terroristas que tentam desestabilizar país.
Confronto na Síria já matou mais de 17 mil em 16 meses, diz oposição
Foto: g1.globo.com

Pelo menos 17.129 pessoas já foram mortas em 16 meses de rebelião contra o presidente da Síria, Bashar al Assad, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O grupo, ligado à oposição, disse que pelo menos 11.897 mortos eram "civis", mas acrescentou que é impossível determinar quantos deles poderiam ser combatentes na insurgência armada comandada por militares desertores.

Cerca de 884 desertores foram mortos na repressão ao movimento de protesto que começou em 2011 como parte da Primavera Árabe, mas que posteriormente se transformou em uma rebelião armada, disse o Observatório.

O número total de mortos inclui 4.348 membros das forças leais a Assad.

Autoridades sírias diziam no passado que mais de 2.600 soldados e policiais já foram mortos, mas essa cifra não é atualizada há meses.

O regime afirma combater "terroristas" que tentam desestabilizar o país.

Funcionários da ONU disseram em abril que mais de 10 mil pessoas foram mortas na Síria, mas também deixou de apresentar estimativas mais recentes.

O Observatório funciona na Grã-Bretanha e tem uma rede de ativistas espalhados pela síria. É impossível verificar suas cifras, porque jornalistas independentes e grupos humanitários enfrentam fortes restrições para trabalhar na Síria.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir