Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 10-07-2012

Marataízes tem programa de tabagismo
Iniciou na última quarta-feira (04), em Marataízes, o Programa de Tabagismo, coordenado pela Enfermeira Ellen Pazini Paiva.
Marataízes tem programa de tabagismo
Foto: Divulgação

Um programa do Ministério da Saúde que visa envolver ações na prevenção do tabagismo, distribuição de medicação para combater a dependência, acompanhamento médico, entre outras ações para estimular os fumantes a deixar o vício.

O tratamento constitui reuniões semanais no primeiro mês, no segundo, terceiro e quarto mês reuniões quinzenais e nos meses seguintes para manutenção do tratamento consultas mensais, até completar 1 ano de tratamento. A primeira reunião contou com a presença da psicóloga e atual Secretária Municipal de Saúde de Marataízes, Ivilisi Soares de Azevedo, cuja fala contribuiu para a discussão sobre o enfrentamento da dependência de nicotina.

O programa já inicia com uma turma composta por 20 pacientes. A partir do mês de setembro novas inscrições estarão disponíveis para o segundo grupo, com início no mês de outubro. Os interessados deverão procurar a Enfermeira Ellen na Secretaria de Saúde todas as terças-feiras a tarde no período de 13:00hs às 16:00hs.

As reuniões acontecem sempre às quartas-feiras no Auditório da Prefeitura de Marataízes.

Segundo estimativa da OMS – Organização Mundial de Saúde, o fumo é uma das principais causas de morte evitável, hoje, no planeta. Um terço da população mundial adulta – cerca de 1,3 bilhão de pessoas – fuma: aproximadamente 47% da população masculina e 12% da população feminina fazem uso de produtos derivados do tabaco. Nos países em desenvolvimento, os fumantes somam 48% dos homens e 7% das mulheres, enquanto nos desenvolvidos, a participação do sexo feminino mais do que triplica, num total de 42% de homens e 24% de mulheres fumantes.

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer (Inca), indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).O tabagismo é considerado pela OMS a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se atualmente que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas sejam fumantes.

VOCÊ SABIA?

• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes
e muitas delas são cancerígenas?

• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de
faringe, além de problemas cardíacos?

• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?

• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças?


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir