Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-07-2012

Demóstenes não mentiu sobre relação com Cachoeira, diz advogado
Kakay falou por 15 minutos na sessão que decidirá sobre cassação. "Quando esteve aqui nesta tribuna o senador em defesa deste grupo?"
Demóstenes não mentiu sobre relação com Cachoeira, diz advogado
Foto: g1.globo.com

O advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que representa o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), enfatizou nesta quarta-feira (11) na tribuna do Senado que seu cliente "não mentiu" aos colegas ao negar suspeitas de que auxiliava os negócios do contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Em discursos, o senador diz que sua relação com o bicheiro limitava-se à amizade.

"Vejo como é difícil enfrentar este massacre que sofreu o senador Demóstenes Torres. Ele nunca disse que mentiu. Ele nunca mentiu. Ele defendeu o Parlamento. Esta é a perplexidade de quem enfrenta um vazamento midiático como este", disse o advogado.

Kakay falou por 15 minutos na sessão que decidirá sobre a perda ou manutenção do mandato de Demóstenes, acusado de quebra de decoro parlamentar por suspeita de ter usado o mandato em favor de Cachoeira, preso pela Polícia Federal sob acusação de explorar jogos ilegais e corrupção.

O advogado ainda reiterou argumento já usado durante o processo de cassação de que Demóstenes foi gravado ilegalmente por três anos, e que vai conseguir provar, no Supremo Tribunal Federal, que as escutas são ilegais.

"O próprio Ministério Público de Goiás deixa claro que o senador não faz parte da quadrilha, se não o processo teria de ir ao Supremo Tribunal Federal. Não há nenhum compromisso, nenhum envolvimento com quadrilha. Quando teve aqui nesta tribuna o senador em defesa deste grupo? [...]. É evidente que este é um momento grave que pesa Sobre o senado", afirmou.

Depois de Kakay, o próprio Demóstenes subiu à tribuna para se defender. Do lado de fora, outro defensor do senador, o advogado Marcelo Turbay disse que o senador goiano está "tranquilo, sereno e com esperanças de ser absolvido".

Afirmou também que Demóstenes estava de bom humor na manhã desta quarta. Sobre o discurso final, afirmou que Demóstenes rebateria novamente as denúncias feitas pelo PSOL e não "mudaria o tom" durante sua fala, procurando não se emocionar.

Acusador e relator dizem que mentiu

A representação que pediu a cassação de Demóstenes por quebra de decoro parlamentar foi de autoria do PSOL. Em nome do partido, o senador Randofe Rodrigues (AP) usou a tribuna por 30 minutos para afirmar que o senador quebrou o decoro, e que o mandato precisava ser cassado.

Randolfe afirmou que as gravações feitas pela Polícia Federal entre Demóstenes e Cachoeira deixam claro que as relações entre o senador e o contraventor não eram apenas pessoais. "O que está em jogo é um sinal para milhões de brasileiros sobre a credibilidade de uma instituição", afirmou.

"O diálogo mostra claramente o nível de relação entre Cachoeira e o representado [...] Muitas são as provas que mostram a conduta incompatível com o decoro parlamentar", completou.

Antes de Randolfe, o senador Humberto Costa (PT-PE), relator do processo no Conselho de Ética que pede a cassação do mandato do senador Demóstenes Torres afirmou que Demóstenes mentiu aos parlamentares ao negar sua relação com o contraventor.

"Vossa excelência disse aqui que não sabia dos afazeres ocultos de Carlos Cachoeira. É muito difícil acreditar. Como poderia não saber das atividades criminosas? [...] Que amigo é este que não procura saber por que o amigo havia sido indiciado por seis crimes. Portanto, me perdoe, mas vossa excelência faltou com a verdade", disse o relator.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir