Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 12-07-2012

Vitória recebe exposição em preto e branco de fotógrafo francês
Fotos são de Pierre Verger que registrou as imagens entre 1932 até 1970. Exposição pode ser vista gratuitamente no Museu do Negro em Vitória.
Vitória recebe exposição em preto e branco de fotógrafo francês
Foto: g1.globo.com

Os capixabas podem conferir até o dia 7 de outubro uma exposição com 170 fotografias francesas que destacam às temáticas africanas e afroamericanas. As obras são do fotógrafo francês Pierre Verger que registrou as imagens entre 1932 até os anos 70. A exposição pode ser vista gratuitamente no Museu Capixaba do Negro (Mucane) no Centro de Vitória.

De acordo com o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro, as fotografias mostram com muita propriedade a beleza, o valor e a importância de diversas culturas de origens africanas que contribuíram para a formação da cultura.

Sobre Pierre Verger
Desde o princípio, o fotógrafo foi atraído por muitas culturas no mundo, em especial pela africana. Com a fotografia, Verger construiu, nos anos 1930, um novo testemunho acerca da dignidade do povo africano. Em terras baianas, o fotógrafo adotou não apenas nova residência, mas um estilo de vida.

Dos anos 1960 até sua morte em 1996, morou em uma casa simples, de cama estreita e poucos móveis. Escolheu um bairro popular, desenhado por vielas e saliente ladeira.

Nas fotografias expostas no Mucane, o público verá o fascínio que motivou Verger em cenas do nosso passado, muitas vezes tão próximo de nossas atuais experiências. Um presente construído por uma visão simples e humana de um mundo transformado pelos olhos e pela câmera de um poeta do cotidiano.

Serviço
Exposição "Nos Caminhos Afro" – fotografias de Pierre Verger
Quando: até dia 7 de outubro. De terça-feira a domingo, sempre das 9 às 17h
Onde: Museu Capixaba do Negro. Avenida República, 121, Centro.
Mais informações: 3132-8372.


Exposição pode ser vista gratuitamente no Museu do
Negro.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:      |      Imprimir