Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-07-2012

Trânsito da Jones dos Santos Neves recebe melhorias, em Cachoeiro
Um dos pontos que está em obras é a entrada do bairro Gilson Caroni.
Trânsito da Jones dos Santos Neves recebe melhorias, em Cachoeiro
Foto: Divulgação/PMCI

A avenida Jones dos Santos Neves, na altura da entrada para os bairros Gilson Caroni e IBC, recebe mais melhorias na infraestrutura do trânsito. As obras, resultados de parceria entre as secretarias municipais de Defesa Social, Desenvolvimento Urbano e Obras, consistem em tornar definitivas as alterações feitas no local no ano passado, quando foram demarcados novos trajetos no trecho. As peças, mais conhecidas como "gelos baianos", colocadas na época, vão dar lugar a muretas e canteiros com espaço para o plantio de espécies ornamentais.

"Fizemos as alterações em 2011 em caráter experimental. E de acordo com as sugestões da população, mudaríamos o plano inicial, para melhorar cada vez mais o fluxo de veículos e pedestres. Mas como já se passaram alguns meses e não foi necessário alterar o que havíamos planejado, agora vamos tornar as modificações definitivas", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano Paulo Mendes Glória.

O trânsito no trecho permanece da seguinte forma: os motoristas que seguem sentido Centro-BNH pela Jones dos Santos Neves, ao chegarem próximo à entrada para o Gilson Caroni permanecem na faixa do meio para continuar na avenida. A faixa da direita é reservada para os ônibus. E aqueles que vão entrar para o bairro IBC ficam à esquerda da Jones dos Santos Neves e atravessam a avenida para seguir pela Linha Vermelha.

Ainda na avenida Jones dos Santos Neves, outro local que vai ser alterado nos próximos dias com o objetivo de melhorar o trânsito é o trevo do IBC, que também é acesso para o bairro Agostinho Simonato. No local será construída uma rotatória. Com isso, deixa de existir a passagem central, onde atualmente os motoristas que entram para o IBC param seus veículos, aguardando o sinal abrir. Quem segue sentido Centro-IBC ou pretende retornar sentido Centro terá que contornar a rotatória.

"Vamos manter alguns semáforos nesse ponto da avenida para facilitar a travessia de pedestres", acrescenta o secretário municipal de Defesa Social Guilherme Thompson. Ele destaca que inicialmente a previsão é de que não seja preciso interferir no trânsito na região para dar andamento às obras. "Mas se for necessário alguma interrupção, já adiantamos não será de grande impacto para o trânsito. Já os benefícios dos serviços no local serão permanentes".

Outras mudanças já contribuem para melhorar o fluxo

A prefeitura vem realizando alterações no trânsito da cidade de forma a garantir mais segurança aos motoristas e trazer fluidez ao tráfego de veículos. Na região do bairro IBC, as mudanças foram concentradas na avenida Jones dos Santos Neves e Linha Vermelha, que passaram a ter sentido único nos trechos compreendidos próximo à Igreja São Franciso de Assis, no bairro Otton Marins, até o acesso ao bairro Gilson Caroni.

Duas ruas adjacentes à avenida Francisco Lacerda de Aguiar, no bairro Gilberto Machado, foram alvos de alterações no trânsito por parte da Secretaria Municipal de Defesa Social. As vias passaram a ter sentido único. As mudanças já estão em vigor devido às obras para a construção de três novos abrigos de ônibus na região.

A prefeitura construiu novos abrigos de ônibus na avenida para garantir conforto aos usuários do transporte coletivo. Além da acessibilidade, os novos pontos têm recuo de 2,5 metros para as paradas dos ônibus, o que garante mais fluidez no trânsito.

Quando os ônibus paravam nos antigos pontos causavam retenção no trânsito e os motoristas precisavam desviar, invadindo a outra mão para poderem seguir o trajeto. Agora, com os novos pontos posicionados em locais que permitem o recuo para os coletivos, há mais segurança tanto para os motoristas quanto para os usuários do transporte coletivo.

Com isso a rua Konrad Adenauer, que dá acesso à Santa Casa, tornou-se sentido único para quem vai em direção ao hospital. Uma das opções de retorno para o motorista é passar pela rua Dr. Elimário Cortes Imperial, Centro, e seguir pela avenida Antônio Penedo, Centro, para então acessar a avenida Francisco Lacerda de Aguiar.

Já no sentido Centro-Rodoviária pela Lacerda de Aguiar, a alteração é na rua Albano Custódio, Gilberto Machado, que também passa a ter sentido único, mas apenas no início da via. A mudança foi necessária devido à nova localização do ponto de ônibus.

No bairro Guandu foi destinada faixa específica para ônibus e os motoristas que seguem pela rua Delvo Perim. Foi retirado o semáforo, evitando o congestionamento de veículos na avenida Beira-Rio.

Já as mudanças nos bairro Ferroviários e Ibitiquara organizaram o fluxo de veículos na área do trevo do Detran, que também dá acesso ao Hospital Evangélico. A avenida Monte Castelo, próxima ao Fórum, passou a ser mão única. Essas alterações têm o objetivo de desafogar o trânsito também na avenida Pinheiro Júnior.

Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:      |      Imprimir