Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-07-2012

Afeganistão: Karzai pede que líder talibã se candidate à presidência
O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, pediu nesta quinta-feira que o líder supremo dos talibãs, o mulá Omar, apresente-se como candidato à presidência do país e tente governar com o apoio dos cidadãos.
Afeganistão: Karzai pede que líder talibã se candidate à presidência
Foto: noticias.terra.com

"Venha ao Afeganistão, abandone as armas e estabeleça um partido político com seus seguidores", disse Karzai durante entrevista coletiva no Palácio Presidencial de Cabul. "Apresente-se como candidato e se conseguir o voto do povo, governe", afirmou o presidente afegão. O paradeiro do líder do movimento fundamentalista islâmico é desconhecido mas especula-se que ele possa estar no Paquistão.

Karzai, que por diversas vezes pediu que a insurgência se unisse ao seu governo e iniciasse conversas de paz, advertiu que se a via democrática não for respeitada as forças afegãs estão dispostas a seguir defendendo o país. "Não nos preocupa se aqueles que atacam nossos policiais e nosso exército lutam contra nós há séculos. Os jovens desta terra estão dispostos a se sacrificar", afirmou.

A eleição está prevista para 2014, mas autoridades assinalaram que é possível antecipá-la para a votação não ocorrer no final do processo de transição da segurança do país entre as forças afegãs e a Otan.

Desde a invasão dos Estados Unidos e a queda do regime talibã no final de 2001, Karzai foi o único chefe de Estado do país. O líder, que já venceu duas eleições presidenciais, o máximo previsto pela Constituição do país, declarou que não deseja continuar no poder. A guerra afegã está em um dos momentos mais sangrentos da última década.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:      |      Imprimir