Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-07-2012

Annan condena massacre e uso de armas pesadas pelo governo sírio
O enviado especial da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Kofi Annan, condenou nesta sexta o massacre de quinta-feira na cidade de Tremseh, onde cerca de 200 pessoas morreram.
Annan condena massacre e uso de armas pesadas pelo governo sírio
Foto: noticias.terra.com

Kofi Annan também acusou o regime de Damasco de usar armamento pesado nos centros urbanos, embora tenha se comprometido a não fazê-lo.

"Condeno essas atrocidades nos termos mais severos possíveis", afirmou Annan em comunicado. Segundo ele, a presença de militares em Tremseh "é uma violação da garantia do governo de que cessaria no uso de armas pesadas em centros urbanos e de seu compromisso com o plano de seis pontos" que o enviado articulou para a Síria.

"Estou consternado e horrorizado sobre as notícias que vêm de Tremseh, perto de Hama, de intensos enfrentamentos, muitas vítimas, e a confirmação do uso de armamento pesado como artilharia, tanques e helicópteros", acrescentou o ex-secretário-geral da ONU.

A oposição síria acusa o regime de Bashar al-Assad de ter cometido o massacre em Tremseh, mas o governo afirma que foram forças terroristas que cometeram o massacre.

O ativista opositor Abu Ghazi disse à agência EFE que o Exército cercou a cidade na madrugada de quinta-feira, com tanques e baterias antiaéreas antes de bombardeá-la, e disparou contra quem tentasse sair da região.

Após o bombardeio, as forças de ordem irromperam em Tremseh e enfrentaram rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS), que conseguiram abrir algumas vias para permitir a população escapar do assédio e dos bombardeios, destacou o ativista.

Com o apoio das forças de segurança, os "shabiha" - milicianos do regime - assassinaram civis com armas brancas, inclusive muitos médicos e pessoas feridas nos bombardeios, apontou Ghazi.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:      |      Imprimir