Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-07-2012

Exame conclui que morte de bovinos no RS foi causada por bactéria
Universidade de Cruz Alta concluiu que causa foi batéria clostridium. Mortes foram registradas em propriedade em Entre-Ijuís.
Exame conclui que morte de bovinos no RS foi causada por bactéria
Foto: g1.globo.com

O laboratório da Universidade de Cruz Alta (Unicruz) confirmou que a morte de 58 bovinos em uma propriedade rural no interior de Entre-Ijuís, no Noroeste do Rio Grande do Sul, foi causada pela bactéria clostridium. Os animais foram encontrados mortos no dia 18 de junho.

O veterinário Tiago Pereira, que acompanhou o caso, explicou que das 14 variações do microorganismo, duas são responsáveis pela doença chamada carbúnculo, apontada inicialmente como a causa das mortes. A análise não detalhou se a mortandade foi provocada pela enfermidade.

De acordo com a Unicruz, a bactéria pode se manter viva no solo por até 15 anos e matar em questão de duas a três horas. A hipótese mais provável é que o contágio tenha ocorrido enquanto os animais pastavam. Em 19 de junho, outros 12 animais também morreram em Jóia. O veterinário Magno de Medeiros Lucena disse que exame do laboratório da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) confirmou que o rebanho foi vítima do mesmo tipo de bactéria que matou as 58 cabeças em Entre-Ijuís.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir