Categoria Policia  Noticia Atualizada em 13-07-2012

Audiência de engenheira Patrícia no TJ ouve os quatro PMs acusados
Sessão atrasa, mas delegado que será última testemunha comparece. Réus são acusados de matar e ocultar cadáver de engenheira.
Audiência de engenheira Patrícia no TJ ouve os quatro PMs acusados
Foto: g1.globo.com

A última audiência de instrução de julgamento do desaparecimento da engenheira Patrícia Amieiro, nesta sexta-feira (13), começará com atraso no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. A sessão teve início com o interrogatório de um outro réu, que está preso e, por isso, tem prioridade.

Os quatro policiais militares acusados de matar e ocultar o cadáver de Patrícia serão interrogados novamente.

A juíza da 1ª Vara Criminal, Ludmilla Vanessa Lins da Silva, pretende decidir nesta sexta se o caso vai ou não a júri popular. No dia 5 de julho, a audiência foi adiada porque o delegado Marcos Reimão, que esteve à frente do caso na época, tinha faltado. Nesta sexta o delegado, que é a última testemunha a ser ouvida, compareceu ao TJ e aguarda o início da sessão.

No dia 5, a única testemunha ouvida foi a perita Karina do Espírito Santo Pereira, responsável pelos três laudos realizados e que tiveram resultado inconclusivo.

O advogado Nélio Andrade, que defende os quatro policiais militares suspeitos, disse, nesta quinta-feira (12), que vai pedir a reabertura da fase de instrução do julgamento do caso. Ele resolveu fazer o pedido depois que os pais da engenheira desaparecida reconheceram na Divisão de Homicídios (DH) roupas que foram encontradas em um sítio, na manhã desta quinta.
A reabertura da fase de instrução dá o direito à defesa a se manifestar novamente, antes que o juiz decida pela pronúncia dos réus.

Os pais de Patrícia acompanham a audiência no TJ.

Buscas por ossada

Após o anúncio oficial do fim das buscas pela ossada da engenheira Patrícia Amieiro, o irmão, Adriano Amieiro, fez um apelo emocionado ao governador Sérgio Cabral, nesta sexta, e ao secretario estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, para que os trabalhos continuassem no local.

"Eu entendo e respeito a opinião do Corpo de Bombeiros, que são especialistas. Eu confio no trabalho do MP e da polícia, mas peço que as buscas não terminem aqui no sítio. A gente acredita que as roupas sejam da Patrícia, sentimos que ela possa estar aqui, então, eu faço um apelo ao governador e ao secretario Beltrame para que as buscam continuem só mais um pouquinho", disse ele, que foi amparado por um psicólogo da Polícia Civil.

De acordo com o comandante Vítor Leite, do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente, as equipes fizeram uma varredura em todo o terreno do sítio, com o auxilio de seis cães farejadores. Ele afirmou que durante as buscas, os bombeiros encontraram duas ossadas de animais, uma de bode e outra de cachorro, e vários objetos pessoais, como tênis, prendedor de cabelo e brinquedos.

"Nós dividimos as equipes em três, elas subiram até o cume do morro, fazendo uma varredura, até a base da pedra,começamos o serviço as 9h, encontramos algumas ossadas de animai, até porque o sítio tem animais, e a equipe regressou fazendo um pente fino. Encontramos uma cisterna, e não encontramos nada lá dentro, e para os bombeiros os trabalhos também estão encerrados", disse ele.

Na manhã desta sexta, equipes que tentavam localizar a ossada de Patrícia em um sítio no Intanhangá, Zona Oeste do Rio. Os trabalhos realizados por cerca de 200 agentes do Ministério Público, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Light e da secretaria municipal de Conservação foram concluídos por volta das 12h45.

Pais reafirmam que roupa é muito parecida com a de Patrícia

Por volta das 9h40 desta sexta, os pais da engenheira, Tânia Márcia Amieiro e Celso Franco, saíram da Divisão de Homicídios (DH), na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, e voltaram a afirmar que as roupas encontradas no sítio são muito parecidas com as roupas que Patrícia usava no dia do desaparecimento. No entanto, segundo eles, não dá para garantir que são da jovem.

Segundo o pai de Patrícia, o material será encaminhado ao Instituto de Criminalista Carlos Éboli (ICCE), ainda nesta sexta, para perícia."Nós vimos a mesma roupa de ontem [quinta]. É claro, a gente ainda não tem a certeza de que seja da Patrícia. Mas é muito parecido [com] a cor, o modelo, do que ela estava usando no dia da festa. Mas ainda não da para afirmar, a roupa esta muito suja, com lama e difícil de ser reconhecida com convicção", disse ele na saída da delegacia.

Mãe ficou impressionada com blusa

Após a primeira tentativa de reconhecimento do material nesta quinta, Antônio Franco disse que havia possibilidades de que as roupas pertencessem à filha. "Há grandes possibilidade de que essas roupas sejam da Patrícia. Estamos com muita esperança e acho até que as buscas deveriam ser intensificadas depois disso", disse ele, ressaltando que a mãe da jovem ficou muito impressionada com a blusa. "A blusinha tinha tons de roxo e vinho muito parecidos com a que Patrícia usou no dia que sumiu. Mas não podemos afirmar que era dela, pois a roupa está muito suja de lama e o material ainda vai para a perícia", afirmou Antônio.

As denúncias de que o corpo da jovem estaria em um sítio onde milicianos fariam encontros, na Zona Oeste do Rio, e a possibilidade o reconhecimento das roupas, deixou a família com esperanças, mas também apreensiva. "Vem tudo à tona, fiquei nervosa. Veio uma dor na nuca, meu coração bateu muito forte. Quando vi a roupa, era como se ela estivesse vestindo aquilo ali", revelou Tânia.

Os pais fazem um apelo às autoridades para que não desistam das buscas. "Tudo isso nos impressionou muito. Agora, esperamos que intensifiquem as buscas. Nós acreditamos que a ossada de nossa filha esteja lá", afirmou o pai.

Adriano Amieiro disse que, além de encontrar os restos mortais de Patrícia, o objetivo da família é levar os quatro PMs a júri popular. "Se eles não forem julgados, faremos um enterro simbólico em frente ao Palácio Guanabara (sede do Governo do estado), declarou Adriano.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir